Nos dois países, as fintechs têm papel relevante para
alavancar a inclusão financeira e o bem-estar social; legislações estão
apoiando o surgimento dessas startups
São Paulo, março de 2022 - A inclusão financeira
das populações por meio dos sistemas digitais é um dos motores mais
importantes para o crescimento da economia e para o bem-estar social.
Essa é uma das conclusões do estudo “Financial Inclusion - Evolution and The Digital Push” (Inclusão
Digital - Evolução e o Impulso Digital), da Capco, consultoria global
de tecnologia e gestão dedicada ao setor de serviços financeiros.
O levantamento analisou o cenário tecnológico, legal e de ações
bancárias dos últimos anos de Brasil e Índia, duas das maiores
economias do mundo e emergentes, demonstrando o papel fundamental da
tecnologia e de todo o ecossistema digital na alavancagem das economias
dos países.
“A inclusão financeira contribui para o bem-estar social e para o
crescimento dos negócios, além de ter um impacto significativo para o
desenvolvimento geral de populações mais vulneráveis por todo o mundo”,
destaca Aline Lemos, consultora de Mercado e Negócios da Capco Brasil e
uma das autoras do estudo.
Muitos avanços estão em andamento na inclusão financeira global,
mas cerca de um terço dos adultos em todo o mundo – 1,7 bilhão – ainda
não possui conta bancária, de acordo com os dados mais recentes da
Global Findex.
As fintechs, especialmente, têm papel fundamental nesse processo,
conforme o levantamento feito por especialistas da Capco Brasil e da
Capco Índia. Houve um incremento exponencial nos últimos anos para que
esse acesso ocorresse de forma rápida. Em 2021, 84% dos adultos no
Brasil tinham uma conta bancária para fazer suas transações, o que
significa que 16% da população ainda é desbancarizada. Em 2017, o total
de desbancarizados no País era de 30%. Na índia era de 20%.
“As fintechs estão emergindo de maneira forte nos últimos anos no
mundo todo, em especial nos dois países analisados, pela combinação de
empreendedorismo e tecnologia que têm sido fundamentais para esse
processo”, explica Alexandre Bueno, Head do Laboratório de Inovação da
Capco Brasil e co-autor do levantamento.
O Brasil teve 1,3 bilhões de transações de pagamento em tempo
real realizadas apenas em 2020, o que corresponde a 25% do total do
volume de pagamentos - atualmente a penetração dos smartphones atinge
81% da população e 78% das pessoas do país usam a internet. Em torno de
11,8 milhões de brasileiros iniciaram um relacionamento com uma
instituição financeira na pandemia. O mobile banking é o principal
canal para instituições financeiras desde 2016 no País. De acordo com o
Banco Mundial, de 1,3 bilhão de transações bancárias realizadas no
Brasil em 2020, 25% foram feitas por meio de dispositivos móveis e
bancos online.
Hoje existem 332 startups financeiras no Brasil, de acordo com o
Radar FinTech Lab. Concomitantemente, o período de isolamento social
impulsionou o comércio eletrônico e o uso de novas tecnologias pelos
consumidores brasileiros como, por exemplo, o PIX que já faz parte da
realidade da população.
Por sua vez, a Índia, com uma população de mais de 1,3 bilhão,
tem um grande número de pessoas que ainda estão fora do sistema
financeiro formal, mas tem grandes oportunidades de crescimento de
sistemas de pagamento. Conforme dados da ACI Worldwide sobre pagamentos
digitais em 48 mercados globais, a Índia ficou em primeiro lugar com
25,5 bilhões de transações de pagamentos em tempo real, seguida pela
China com 15,7 bilhões de transações.
O governo indiano lançou, em 2013, o programa DBT (Transferência
Direta de Benefício – Benefícios da Transferência Automática) por meio
do qual milhões de cidadãos indianos passaram a receber benefícios
estatais mais rapidamente. Em 2015, o governo da Índia lançou também a
campanha ‘Digital India’ para garantir que os serviços do governo sejam
disponibilizados aos cidadãos eletronicamente. Segundo estudo da
Standard & Poor’s, mais de 76% dos adultos indianos não possuem
educação financeira básica.
Inclusão
A inclusão financeira das populações com o uso da tecnologia
possibilita a sua entrada na economia formal, contribui para igualdade
de gênero, reduz desigualdade de renda e melhora o desenvolvimento
econômico.
O estudo feito pela Capco detectou que entre os maiores desafios
mundiais para melhorar o acesso das pessoas ao mercado financeiro e,
consequentemente, contribuir para o crescimento das economias estão
custo da internet; complexos processos de documentação até o total
ingresso sistemas bancários; baixa confiança para conceder crédito;
exigências de valores mínimos nos saldos para ter acesso a contas;
falta de confiança das populações nos bancos para abrir contas e pouco
acesso à educação financeira.
As conclusões do paper foram baseadas em compilações de dados do
Banco Central do Brasil, da Febraban, IBGE e de consultorias mundiais
como World Bank Report (Findex), Statista e ACI Payments Report.
No Brasil, de acordo com a análise da Capco, parte dessas
dificuldades vem sendo enfrentadas com a chegada das fintechs,
modernização dos sistemas bancários e implantação bem-sucedida de meios
instantâneos de pagamento como o Pix. “Com conta corrente isenta de
taxas para faixa de renda mais baixa desde 2007; o Banco Central
permitindo que instituições financeiras e fintechs oferecessem contas
de pagamento digital, que é uma versão de uma conta corrente, com
exigências regulatórias significativamente menores, além de os bancos
terem exigências para direcionar 65% dos depósitos de poupança para
hipoteca e agricultura para fomentar a atividade nesses setores e
reduzir o déficit habitacional, o Brasil vem ganhando destaque no
cenário mundial”, explica Bueno.
Na Índia, além das iniciativas governamentais, há projetos em
andamento para melhorar a inclusão financeira no país, como o
lançamento do India Post Payments Bank (IPPB) em setembro de 2018, que
está aproveitando a rede de Departamentos de Correios para ampliar
ainda mais as iniciativas de inclusão financeira no país.
Sobre a Capco
A Capco, empresa o Grupo Wipro, é uma consultoria global de
gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros. Nossos
profissionais aliam pensamento inovador e conhecimento incomparável no
setor para oferecer aos nossos clientes expertise em consultoria,
integração de pacotes e tecnologias complexas, entrega de transformação
e gestão de serviços, para o avanço de suas organizações. Com nossa
abordagem eficiente e colaborativa, ajudamos nossos clientes a inovar,
aumentar receitas, gerir riscos e mudanças regulatórias, reduzir custos e
aprimorar métodos de controle. Somos especializados particularmente em
serviços bancários, mercados de capitais, gestão de patrimônio e
investimentos, finanças, seguros, risco e compliance. Nos EUA, também
temos prática em consultoria no setor de energia. Atendemos nossos
clientes de escritórios nos principais centros financeiros das
Américas, Europa e Ásia-Pacífico. Para saber mais, visite nosso site website www.capco.com ou siga-nos no Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram e Xing.
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