MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de janeiro de 2024

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 13/01/2024

 

Bahia da preguiça infinita

Depois não querem que o baiano fique com fama de preguiçoso... A Bahia vai ser o último estado a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional. A maioria dos estados já emitiam. Os outros passaram a fazer isso no dia 10, último prazo dado pela lei. A Bahia, deitada numa rede, só vai prestar o serviço em... junho!

Mico de Véspera

Fred Vésper, eterno aspone de políticos, soltou uma mentira na midia do sul da Bahia dizendo que seria candidato a prefeito de Itabuna pelo PP, apesar de ter passado a vida toda morando em Ilhéus. Acabou desmentido, ao vivo, no programa Conexão Morena, da Morena FM, pelo diretório local e pelo estadual...

Multidão de ninguém

Morto politicamente na cidade há vários anos, o PP de Itabuna acaba vulnerável para qualquer um que se anuncie candidato sem conversar antes com o diretório local. De quebra, vão acabar dizendo que o PP de Itabuna tem que importar um candidato de Ilhéus porque não tem ninguém que preste na cidade...

Sentando pela metade

ponto meia bunda O secretário de Transporte de Ilhéus, Meu Mano Fanho, arranjou uma desculpa pra lá de esfarrapada para justificar o banco "meia-bunda" que a Prefeitura instalou nos pontos de ônibus do trecho duplicado da BA-001. "A calçada é muito estreita e não teria lugar para o cadeirante," alegou ao radialista Vila Nova.

Desculpa que não cola

Teve gaiato fazendo graça e lembrando que o cadeirante pelo menos já leva sua cadeira, mas os outros ficam escorregando no banco "meia-bunda", que só serve para quem não tem uma. Meu Mano Fanho ainda não viu nada. Em ano eleitoral e com o pior transporte do estado, vai ficar sob fogo cerrado.

Vai balançar o caldeirão

A visita de Bolsonaro ao sul da Bahia está tirando o sono de muita gente em Itabuna. Não Augusto, que está montado numa montanha de dinheiro para suas obras. Já os candidatos que não são ligados ao PT, como Capetão Azêdo, Guincho e Pancadaria, ficam rolando na cama. Só vai ser bom para Chico França. 


Órfãos de Neto na fila

Os votos da galera dos partidos aliados ao PT vão para as mãos de Augusto. Bolsonaro, que teve metade dos votos em Itabuna, pode canalizar os dele para França. Se a coisa for intensa, vai acabar levando junto os votos de muita gente da oposição que se decepcionou com o "murismo" de ACM Neto em 2022.

Pisando nos calos

Foi só a gente lembrar que as pesquisas indicam que Valdemor Jr deve ser vice de Jabes Ribeiro a prefeito de Ilhéus, como o combinado entre eles de que a cabeça será de quem estiver na frente, e o "desenorme" grupo do empresário subiu nas tamancas para gritar que ele "não será vice de ninguém". Sei...

Capaz de ainda desistir...

Considerando que Jabes reina sozinho na política de Ilhéus, tem experiência e inteligência, Valdemor Jr não tem muita opção. Se não for vice, dificilmente vai ser prefeito. Se perder, acumula derrotas seguidas, perde apoio e prestígio. A opção é arranjar uma desculpa para não concorrer, tipo "a pedido da família".

Sem novidade do além

Eu sei que voce estava esperando alguma malha com o finado Gelado Limões. Mas não está fácil. Até passamos pelo túmulo, abandonado, cheio de mato em volta, na esperança de invocar o espírito e ter alguma notícia. Pedimos ajuda a um médium amigo nosso, mas mesmo no além ele está morto.

Garantindo comida na mesa

Já que não tem nenhuma chance de ser candidato a prefeito pelo Partido Terrorista, Gelado podia se inscrever como MEI e usar suas habilidades em algum negócio. Como agrônomo, plantando notinhas em blog. Como padeiro, enrolando massa. Pode ainda catar pedinhas ou fazer cosplay de maracujá maduro.

Omissão acaba na eleição

O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Vambora, faz parte da Prefeitura mas critica a Prefeitura para fazer de conta que nunca avalizou o governo de Marão. Apareceu no programa de Vila Nova para descer a lenha na falta de um plano para as encostas. Voce ouviu ele reclamar disso nos últimos 3 anos? Nem nós. 

 

 

Chapolins colorados

Bebeto, assim como vários vereadores caras de pau de Ilhéus e Itabuna, apoiaram 100% tudo o que os prefeitos fizeram, mas agora correm para bater neles porque é mais fácil conseguir votos batendo que apoiando. Passaram 3 anos sem criticar uma medida sequer. De repente, viraram "defensores" do povo.

Ex é para sempre

Em Itabuna, o vice Guincho ainda pode alegar que rompeu com Augusto no ano passado. Mas Bebeto se manteve na suite de casal da Prefeitura de Ilhéus com juras de amor a Marão até perceber que o prefeito deve indicar outra pessoa. Como mulher traída, agora começa a falar mal do ex por onde passa.

Perguntinha relevante

hamas Os coleguinhas (os que não se venderam) poderiam aproveitar a campanha de Kleber Rosa a prefeito de Salvador para perguntar se ele endossa a posição de seu partido, o Psol, sobre o massacre promovido por terroristas do Hamas em Israel, no qual inclusive foram assassinados vários brasileiros numa festa.

Psol apoia abertamente

O Psol soltou nota oficial apoiando os terroristas do Hamas que estupraram e mataram meninas e jovens na rua, assassinaram 1.200 pessoas num feriado religioso de Israel, tocaram fogo em casas com famiílias dentro, sequestraram crianças, degolaram bebês e pregam abertamente o genocídio dos judeus.

Sem supresa com os petistas

Para os petistas não precisa perguntar, porque o próprio chefe da qua... partido deixou claro que defende os terroristas e apoia a condenação de Israel por se defender dos ataques covardes (!) Ficar do lado errado é normal para essa facção política, mas eles vão receber o troco nas urnas, de judeus e não judeus.

Melhoria da melhoria

Depois de arruinar o Natal do comércio do São Caetano desligando a energia elétrica no dia 22 de dezembro para "fazer melhorias na rede", apenas três semanas depois a Coelba voltou a desligar tudo na manhã inteira da terça-feira para "melhorias". O São Caetano hoje deve ter a energia "mais melhorada" do mundo... 


Uma prisão inaceitável

Desde os 15 anos Esther é perseguida por um sujeito chamado Bira, do Conceição. Ela está com 21 anos e vive esse inferno há incríveis 6 anos. Tem uma medida restritiva contra o cara, mas não resolve nada porque a polícia só vai se ele ficar parado lá perto dela um tempão. Bira está solto. Ela está presa no medo.

O problema são os pais

Nesta semana, Bira agrediu o marido de Esther e mais tarde foi agredido por um grupo. Se fosse a filha de um juiz, já estaria resolvido. Se fosse a filha de um policial, já estaria resolvido. Mas não é, por isso é vítima de uma justiça inútil, que não protege. Uma hora Esther ou Bira vão virar estatística de assassinato.

Pelo menos uma morte

No programa Conexão Morena, da Morena FM, o host Oziel Aragão resumiu assim: "se ele tem problemas mentais, que tratem. Se não tem, que prendam. O que ninguém quer é chegar aqui amanhã e noticiar que Esther foi morta por ele ou ele foi linchado". Só lembrando: são 6 anos de pânico sem a Justiça resolver.

Homenagem meia boca

Foi bacana a Câmara de Ilhéus homenagear Dr. Ruy Carvalho botando seu nome numa avenida, mesmo que seja só a marginal estreita ao lado da principal. Podiam ter batizado a principal com o nome dele. Mas o pior foi a placa "vereador Ruy Carvalho". O cara era médico renomado e vereador não é profissão.

A enrolação como arte

A Escola Superior de Enrolação, criada por Wagner e Rui, tem no atual Conversador da Bahia, Jerônimo, o bufão do sertão, seu aluno modelo. Perguntado sobre a ponte Salvador a Itaparica, prometida por Wagner para inaugurar em 2013, ele já culpou os "ventos intensos" na Baía de Todos os Santos. Uma besteira.

Nem faz, nem sai de cima

Depois, Jerônimo disse que a obra atrasou por causa das "marés". Só faltou colocar a culpa nas sereias. Mais adiante, a promessa não sai porque "estou esperando os chineses". Mas na Lavagem do Bonfim ele empurrou a responsabilidade para o santo: "vou pedir ao Senhor do Bonfim". Vai esperando..

 

 

Alternativa é um inferno

O pior é que o PT, em 18 anos, nem fez a ponte nem resolveu os problemas crônicos do ferry-boat, que vêm desde a primeira gestão de Wagner. Quem vai do sul da Bahia para a capital e cai na besteira de usar o ferry se arrepende até a alma. Além de caríssimo, a demora é longa e os barcos são do século passado.

E não é que tem razão?

A Bahia tem mais da metade da população vivendo na miséria e dois terços são analfabetos funcionais. Elegem governadores do PT há 18 anos. Segundo o Ludrão descondenado, "quem melhora um tantinho na educação ou na renda já num vota in nóis". A Bahia mostra que o Ludrão tem toda a razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário