MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Como funciona a janela de oportunidade no aprendizado do seu filho?

 

Você


Como funciona a janela de oportunidade no aprendizado do seu filho?

As expectativas para mais um ano letivo são muitas: material escolar, amigos, professores e tudo pronto para turbinar o aprendizado ao longo do ano. Entre tantas novidades, uma preocupação passa, muitas vezes, despercebida para pais e professores: a janela de oportunidade.

Esta janela, nada mais é do que a maior abertura do nosso cérebro para assimilar novas informações. Isso acontece especificamente entre os 5 e 20 anos de idade “Isso significa que nesta faixa etária o nosso cérebro está mais aberto a reter informações. Dos 4 aos 8 anos a criança tem uma grande quantidade de sinapses dispostas a fazer milhares de conexões no âmbito das habilidades sociais, para criar as referências da maneira que ela se relacionará com as pessoas ao longo da vida”, detalhou a neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci.

Embora haja uma maior facilidade do cérebro em fazer novas conexões nesta faixa etária, elas não ocorrem automaticamente. A especialista explica que é necessário que existam estímulos para que os aprendizados realmente aconteçam. “A importância desses estímulos ficou comprovada durante a pandemia, pois as crianças dessa faixa etária que foram privadas das convivências presenciais ficaram com déficits nas habilidades sociais e com atraso de até 6 meses em matemática e 7 meses em linguagem”, lembrou.

Janela de oportunidade

Outra janela de oportunidade relevante e ampla é para o desenvolvimento das funções executivas - habilidades que permitem a pessoa gerenciar a própria vida. Esta janela vai dos 6 aos 20 anos de idade.

“O conceito de inteligência abrange muitas habilidades, e a grande maioria delas pode ser desenvolvida de forma mais fácil e profunda durante a infância e adolescência, por isso a estimulação cognitiva por meio da ginástica para o cérebro é uma ferramenta e tanto para facilitar os desafios escolares de 2024”, destacou.  Considerando esta janela de oportunidade, listamos 20 motivos estimular o cérebro do seu filho neste ano, confira:

1.Aprimoramento da concentração e foco:

Atenção e concentração são as capacidades cognitivas básicas para qualquer aprendizado, e muitos estudos apontam que as novas gerações têm mais dificuldades em desenvolver essas capacidades por conta da exposição precoce às telas. O treino com o ábaco reforça, e muito, essa habilidade.

2. Melhoria do processo de memorização:

Se a atenção focada e a concentração melhora, todo o processo mental de memorização, tanto de curto quanto de longo prazo, é beneficiado! Sem contar que a ginástica para o cérebro traz diversos assuntos para serem discutidos, estimulando que os alunos recordem e reforcem

aprendizados prévios.

3. Aumento da velocidade de processamento de informações:

Os circuitos do cérebro se tornam sempre mais especialistas naquilo que eles mais fazem. Se os alunos são estimulados a combinar várias capacidades cognitivas em atividades variadas, eles se tornam cada vez mais velozes.

4. Melhoria na resolução de problemas:

Se a velocidade para processar as informações de um desafio aumenta com a prática, é claro que a habilidade de resolver problemas também melhora, até porque o aluno tende a ganhar mais confiança no próprio desempenho.

5. Estímulo à criatividade e pensamento inovador:

Uma das funções executivas mais associadas à habilidade de criatividade é a flexibilidade cognitiva, que significa ser ágil em mudar de ponto de vista e combinar várias formas de

entender uma mesma coisa. A flexibilidade está presente nas atividades de ginástica

para o cérebro o tempo todo, principalmente nos enigmas e nos jogos!

6. Desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico:

O raciocínio lógico está presente tanto no ábaco quanto nos desafios matemáticos da ginástica para o cérebro. O alunose torna capaz de entender a matemática por uma ótica mais visual, prática e lógica, equilibrando possíveis dificuldades que venha a ter nos estudos

escolares.

7. Desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas nos estudos e no trabalho:

Como se trata de uma metodologia ampla e que exige que o aluno monitore o seu desempenho, uma habilidade chave é exercitada - a metacognição - que significa a capacidade de entender como funciona o seu próprio jeito de pensar. Ela permite que o aluno ganhe

consciência do próprio processo de aprendizagem e tenha autonomia, algo que

será um diferencial em qualquer ambiente no futuro.

8. Melhora na capacidade de tomada de decisões:

A metacognição também impactará nas habilidades de pensamento analítico e estratégico, o que facilita tomadas de decisão mais responsáveis e coerentes no futuro.

9. Exercício mental divertido e desafiador:

A ginástica para o cérebro nunca será monótona! Toda semana tem algo novo, desafiador e divertido para ser feito, porque o cérebro adora ser surpreendido e o clima positivo dos desafios aumenta o bem-estar dos alunos.

10. Redução do estresse e da ansiedade:

Falando em bem-estar, o ambiente é cuidadosamente pensado para ser acolhedor, respeitoso e de amizade. Então, por mais que as atividades exijam esforço mental, o clima de colaboração do grupo é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade associadas ao aprendizado. 

11. Aumento da autoconfiança:

As atividades seguem os princípios de novidade, variedade e grau de desafio crescente. O grau de desafio crescente em especial é o responsável por fortalecer a autoconfiança dos alunos, porque ele sempre vai iniciar uma tarefa em um nível equilibrado, para não ser fácil

demais e nem difícil demais. Então, quando ele consegue cumprir, sente que o esforço valeu a pena e que ele é capaz de tentar algo um pouco mais difícil.

12. Fortalecimento da autoestima:

Autoconfiança está do lado da autoestima. Um jovem que aprende que direcionando o esforço na direção certa, o objetivo será alcançado, ganha mais tranquilidade para lidar com as dificuldades e tem um olhar mais saudável para si mesmo.

13. Estímulo à sociabilidade e interação social:

O ambiente e as atividades também são pensados para extrair o melhor da convivência social dos alunos. Envolvendo debates, comemorações e valorizando o papel de cada um no grupo, é um estímulo e tanto para que os jovens reconheçam sua identidade e modulem melhor o seu

comportamento.

14. Pode ser feito em qualquer idade:

As aulas são separadas por público, exatamente para direcionar os estímulos certos para cada faixa etária, ou seja, é amplo e personalizado ao mesmo tempo!

15. Possibilidade de superar limitações cognitivas:

Na ginástica para o cérebro todos são capazes de se desenvolver, não importa se o aluno vai iniciar em níveis mais básicos. Não é uma competição, mas sim a busca constante de superação dos próprios limites.

16. Reduz o impacto das telas nos mais jovens:

Já mencionamos que a exposição precoce às

telas pode atrapalhar o desenvolvimento da atenção focada e impactar na

aprendizagem das crianças, mas na ginástica para o cérebro as atividades

envolvem todos os sentidos, usam o corpo e a mente juntos, formando um conjunto

de estímulos mais rico e variado.

17. Convivência entre Gerações:

A interação social no ambiente é tão rica, que permite que diferentes gerações se encontrem, troquem experiências e se divirtam juntas. Para os jovens isso é um grande aprendizado de respeito e empatia.

18. Manutenção da saúde cognitiva ao longo da vida:

As janelas de oportunidade na fase jovem não servem apenas para os primeiros aprendizados, mas os tipos de aprendizagens desenvolvidas nessa fase vão sustentar as habilidades cognitivas mais complexas e a saúde do cérebro ao longo da vida.

19. Prevenção de doenças cognitivas, como o Alzheimer:

E quando mencionamos a saúde do cérebro, damos um destaque principal para a prevenção de demências. A ginástica para o cérebro é uma ferramenta de estilo de vida para prevenção porque contribui para o nível de atividade intelectual e também porque alimenta o gosto por continuar aprendendo.

20. Promoção de um envelhecimento saudável e ativo:

Todo jovem aluno um dia vai envelhecer, e todo aluno SUPERA envelhece com paixão pela vida e por continuar aprendendo!

Você

29 de janeiro de 2024

Olá, Rafael. Tudo bem? Espero que sim.

Neste release a neurocientista do SUPERA, Livia Ciacci, explica porque o cérebro está mais aberto em alguns anos específicos da vida e como a estimulação cognitiva pode ser positiva neste contexto.

Ficou bem interessante eu acredito que vai ser interessante para vocês.

Eu não consigo enviar fotos neste primeiro disparo, mas se você quiser publicar é só responder o email que eu te envio rapidinho tudo bem?

Uma excelente semana!

Aguardo seu retorno

Como funciona a janela de oportunidade no aprendizado do seu filho?

As expectativas para mais um ano letivo são muitas: material escolar, amigos, professores e tudo pronto para turbinar o aprendizado ao longo do ano. Entre tantas novidades, uma preocupação passa, muitas vezes, despercebida para pais e professores: a janela de oportunidade.

Esta janela, nada mais é do que a maior abertura do nosso cérebro para assimilar novas informações. Isso acontece especificamente entre os 5 e 20 anos de idade “Isso significa que nesta faixa etária o nosso cérebro está mais aberto a reter informações. Dos 4 aos 8 anos a criança tem uma grande quantidade de sinapses dispostas a fazer milhares de conexões no âmbito das habilidades sociais, para criar as referências da maneira que ela se relacionará com as pessoas ao longo da vida”, detalhou a neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci.

Embora haja uma maior facilidade do cérebro em fazer novas conexões nesta faixa etária, elas não ocorrem automaticamente. A especialista explica que é necessário que existam estímulos para que os aprendizados realmente aconteçam. “A importância desses estímulos ficou comprovada durante a pandemia, pois as crianças dessa faixa etária que foram privadas das convivências presenciais ficaram com déficits nas habilidades sociais e com atraso de até 6 meses em matemática e 7 meses em linguagem”, lembrou.

Janela de oportunidade

Outra janela de oportunidade relevante e ampla é para o desenvolvimento das funções executivas - habilidades que permitem a pessoa gerenciar a própria vida. Esta janela vai dos 6 aos 20 anos de idade.

“O conceito de inteligência abrange muitas habilidades, e a grande maioria delas pode ser desenvolvida de forma mais fácil e profunda durante a infância e adolescência, por isso a estimulação cognitiva por meio da ginástica para o cérebro é uma ferramenta e tanto para facilitar os desafios escolares de 2024”, destacou.  Considerando esta janela de oportunidade, listamos 20 motivos estimular o cérebro do seu filho neste ano, confira:

1.Aprimoramento da concentração e foco:

Atenção e concentração são as capacidades cognitivas básicas para qualquer aprendizado, e muitos estudos apontam que as novas gerações têm mais dificuldades em desenvolver essas capacidades por conta da exposição precoce às telas. O treino com o ábaco reforça, e muito, essa habilidade.

2. Melhoria do processo de memorização:

Se a atenção focada e a concentração melhora, todo o processo mental de memorização, tanto de curto quanto de longo prazo, é beneficiado! Sem contar que a ginástica para o cérebro traz diversos assuntos para serem discutidos, estimulando que os alunos recordem e reforcem

aprendizados prévios.

3. Aumento da velocidade de processamento de informações:

Os circuitos do cérebro se tornam sempre mais especialistas naquilo que eles mais fazem. Se os alunos são estimulados a combinar várias capacidades cognitivas em atividades variadas, eles se tornam cada vez mais velozes.

4. Melhoria na resolução de problemas:

Se a velocidade para processar as informações de um desafio aumenta com a prática, é claro que a habilidade de resolver problemas também melhora, até porque o aluno tende a ganhar mais confiança no próprio desempenho.

5. Estímulo à criatividade e pensamento inovador:

Uma das funções executivas mais associadas à habilidade de criatividade é a flexibilidade cognitiva, que significa ser ágil em mudar de ponto de vista e combinar várias formas de

entender uma mesma coisa. A flexibilidade está presente nas atividades de ginástica

para o cérebro o tempo todo, principalmente nos enigmas e nos jogos!

6. Desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico:

O raciocínio lógico está presente tanto no ábaco quanto nos desafios matemáticos da ginástica para o cérebro. O alunose torna capaz de entender a matemática por uma ótica mais visual, prática e lógica, equilibrando possíveis dificuldades que venha a ter nos estudos

escolares.

7. Desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas nos estudos e no trabalho:

Como se trata de uma metodologia ampla e que exige que o aluno monitore o seu desempenho, uma habilidade chave é exercitada - a metacognição - que significa a capacidade de entender como funciona o seu próprio jeito de pensar. Ela permite que o aluno ganhe

consciência do próprio processo de aprendizagem e tenha autonomia, algo que

será um diferencial em qualquer ambiente no futuro.

8. Melhora na capacidade de tomada de decisões:

A metacognição também impactará nas habilidades de pensamento analítico e estratégico, o que facilita tomadas de decisão mais responsáveis e coerentes no futuro.

9. Exercício mental divertido e desafiador:

A ginástica para o cérebro nunca será monótona! Toda semana tem algo novo, desafiador e divertido para ser feito, porque o cérebro adora ser surpreendido e o clima positivo dos desafios aumenta o bem-estar dos alunos.

10. Redução do estresse e da ansiedade:

Falando em bem-estar, o ambiente é cuidadosamente pensado para ser acolhedor, respeitoso e de amizade. Então, por mais que as atividades exijam esforço mental, o clima de colaboração do grupo é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade associadas ao aprendizado. 

11. Aumento da autoconfiança:

As atividades seguem os princípios de novidade, variedade e grau de desafio crescente. O grau de desafio crescente em especial é o responsável por fortalecer a autoconfiança dos alunos, porque ele sempre vai iniciar uma tarefa em um nível equilibrado, para não ser fácil

demais e nem difícil demais. Então, quando ele consegue cumprir, sente que o esforço valeu a pena e que ele é capaz de tentar algo um pouco mais difícil.

12. Fortalecimento da autoestima:

Autoconfiança está do lado da autoestima. Um jovem que aprende que direcionando o esforço na direção certa, o objetivo será alcançado, ganha mais tranquilidade para lidar com as dificuldades e tem um olhar mais saudável para si mesmo.

13. Estímulo à sociabilidade e interação social:

O ambiente e as atividades também são pensados para extrair o melhor da convivência social dos alunos. Envolvendo debates, comemorações e valorizando o papel de cada um no grupo, é um estímulo e tanto para que os jovens reconheçam sua identidade e modulem melhor o seu

comportamento.

14. Pode ser feito em qualquer idade:

As aulas são separadas por público, exatamente para direcionar os estímulos certos para cada faixa etária, ou seja, é amplo e personalizado ao mesmo tempo!

15. Possibilidade de superar limitações cognitivas:

Na ginástica para o cérebro todos são capazes de se desenvolver, não importa se o aluno vai iniciar em níveis mais básicos. Não é uma competição, mas sim a busca constante de superação dos próprios limites.

16. Reduz o impacto das telas nos mais jovens:

Já mencionamos que a exposição precoce às

telas pode atrapalhar o desenvolvimento da atenção focada e impactar na

aprendizagem das crianças, mas na ginástica para o cérebro as atividades

envolvem todos os sentidos, usam o corpo e a mente juntos, formando um conjunto

de estímulos mais rico e variado.

17. Convivência entre Gerações:

A interação social no ambiente é tão rica, que permite que diferentes gerações se encontrem, troquem experiências e se divirtam juntas. Para os jovens isso é um grande aprendizado de respeito e empatia.

18. Manutenção da saúde cognitiva ao longo da vida:

As janelas de oportunidade na fase jovem não servem apenas para os primeiros aprendizados, mas os tipos de aprendizagens desenvolvidas nessa fase vão sustentar as habilidades cognitivas mais complexas e a saúde do cérebro ao longo da vida.

19. Prevenção de doenças cognitivas, como o Alzheimer:

E quando mencionamos a saúde do cérebro, damos um destaque principal para a prevenção de demências. A ginástica para o cérebro é uma ferramenta de estilo de vida para prevenção porque contribui para o nível de atividade intelectual e também porque alimenta o gosto por continuar aprendendo.

20. Promoção de um envelhecimento saudável e ativo:

Todo jovem aluno um dia vai envelhecer, e todo aluno SUPERA envelhece com paixão pela vida e por continuar aprendendo!

Ana Lucia Ferreira

Tel: +55 12 99644-1625

Email de resposta: ana.marketing@franquiasupera.com.br

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