As
expectativas para mais um ano letivo são muitas: material escolar,
amigos, professores e tudo pronto para turbinar o aprendizado ao longo
do ano. Entre tantas novidades, uma preocupação passa, muitas vezes,
despercebida para pais e professores: a janela de oportunidade.
Esta
janela, nada mais é do que a maior abertura do nosso cérebro para
assimilar novas informações. Isso acontece especificamente entre os 5 e
20 anos de idade “Isso significa que nesta faixa etária o nosso cérebro
está mais aberto a reter informações. Dos 4 aos 8 anos a criança tem uma
grande quantidade de sinapses dispostas a fazer milhares de conexões no
âmbito das habilidades sociais, para criar as referências da maneira
que ela se relacionará com as pessoas ao longo da vida”, detalhou a
neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia
Ciacci.
Embora
haja uma maior facilidade do cérebro em fazer novas conexões nesta
faixa etária, elas não ocorrem automaticamente. A especialista explica
que é necessário que existam estímulos para que os aprendizados
realmente aconteçam. “A importância desses estímulos ficou comprovada
durante a pandemia, pois as crianças dessa faixa etária que foram
privadas das convivências presenciais ficaram com déficits nas
habilidades sociais e com atraso de até 6 meses em matemática e 7 meses em linguagem”, lembrou.
Janela de oportunidade
Outra
janela de oportunidade relevante e ampla é para o desenvolvimento das
funções executivas - habilidades que permitem a pessoa gerenciar a
própria vida. Esta janela vai dos 6 aos 20 anos de idade.
“O
conceito de inteligência abrange muitas habilidades, e a grande maioria
delas pode ser desenvolvida de forma mais fácil e profunda durante a
infância e adolescência, por isso a estimulação cognitiva por meio da
ginástica para o cérebro é uma ferramenta e tanto para facilitar os
desafios escolares de 2024”, destacou. Considerando esta janela de
oportunidade, listamos 20 motivos estimular o cérebro do seu filho neste
ano, confira:
1.Aprimoramento da concentração e foco:
Atenção
e concentração são as capacidades cognitivas básicas para qualquer
aprendizado, e muitos estudos apontam que as novas gerações têm mais
dificuldades em desenvolver essas capacidades por conta da exposição
precoce às telas. O treino com o ábaco reforça, e muito, essa
habilidade.
2. Melhoria do processo de memorização:
Se
a atenção focada e a concentração melhora, todo o processo mental de
memorização, tanto de curto quanto de longo prazo, é beneficiado! Sem
contar que a ginástica para o cérebro traz diversos assuntos para serem
discutidos, estimulando que os alunos recordem e reforcem
aprendizados prévios.
3. Aumento da velocidade de processamento de informações:
Os
circuitos do cérebro se tornam sempre mais especialistas naquilo que
eles mais fazem. Se os alunos são estimulados a combinar várias
capacidades cognitivas em atividades variadas, eles se tornam cada vez
mais velozes.
4. Melhoria na resolução de problemas:
Se
a velocidade para processar as informações de um desafio aumenta com a
prática, é claro que a habilidade de resolver problemas também melhora,
até porque o aluno tende a ganhar mais confiança no próprio desempenho.
5. Estímulo à criatividade e pensamento inovador:
Uma
das funções executivas mais associadas à habilidade de criatividade é a
flexibilidade cognitiva, que significa ser ágil em mudar de ponto de
vista e combinar várias formas de
entender uma mesma coisa. A flexibilidade está presente nas atividades de ginástica
para o cérebro o tempo todo, principalmente nos enigmas e nos jogos!
6. Desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico:
O
raciocínio lógico está presente tanto no ábaco quanto nos desafios
matemáticos da ginástica para o cérebro. O alunose torna capaz de
entender a matemática por uma ótica mais visual, prática e lógica,
equilibrando possíveis dificuldades que venha a ter nos estudos
escolares.
7. Desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas nos estudos e no trabalho:
Como
se trata de uma metodologia ampla e que exige que o aluno monitore o
seu desempenho, uma habilidade chave é exercitada - a metacognição - que
significa a capacidade de entender como funciona o seu próprio jeito de
pensar. Ela permite que o aluno ganhe
consciência do próprio processo de aprendizagem e tenha autonomia, algo que
será um diferencial em qualquer ambiente no futuro.
8. Melhora na capacidade de tomada de decisões:
A
metacognição também impactará nas habilidades de pensamento analítico e
estratégico, o que facilita tomadas de decisão mais responsáveis e
coerentes no futuro.
9. Exercício mental divertido e desafiador:
A
ginástica para o cérebro nunca será monótona! Toda semana tem algo
novo, desafiador e divertido para ser feito, porque o cérebro adora ser
surpreendido e o clima positivo dos desafios aumenta o bem-estar dos
alunos.
10. Redução do estresse e da ansiedade:
Falando
em bem-estar, o ambiente é cuidadosamente pensado para ser acolhedor,
respeitoso e de amizade. Então, por mais que as atividades exijam
esforço mental, o clima de colaboração do grupo é capaz de reduzir o
estresse e a ansiedade associadas ao aprendizado.
11. Aumento da autoconfiança:
As
atividades seguem os princípios de novidade, variedade e grau de
desafio crescente. O grau de desafio crescente em especial é o
responsável por fortalecer a autoconfiança dos alunos, porque ele sempre
vai iniciar uma tarefa em um nível equilibrado, para não ser fácil
demais
e nem difícil demais. Então, quando ele consegue cumprir, sente que o
esforço valeu a pena e que ele é capaz de tentar algo um pouco mais
difícil.
12. Fortalecimento da autoestima:
Autoconfiança
está do lado da autoestima. Um jovem que aprende que direcionando o
esforço na direção certa, o objetivo será alcançado, ganha mais
tranquilidade para lidar com as dificuldades e tem um olhar mais
saudável para si mesmo.
13. Estímulo à sociabilidade e interação social:
O
ambiente e as atividades também são pensados para extrair o melhor da
convivência social dos alunos. Envolvendo debates, comemorações e
valorizando o papel de cada um no grupo, é um estímulo e tanto para que
os jovens reconheçam sua identidade e modulem melhor o seu
comportamento.
14. Pode ser feito em qualquer idade:
As
aulas são separadas por público, exatamente para direcionar os
estímulos certos para cada faixa etária, ou seja, é amplo e
personalizado ao mesmo tempo!
15. Possibilidade de superar limitações cognitivas:
Na
ginástica para o cérebro todos são capazes de se desenvolver, não
importa se o aluno vai iniciar em níveis mais básicos. Não é uma
competição, mas sim a busca constante de superação dos próprios limites.
16. Reduz o impacto das telas nos mais jovens:
Já mencionamos que a exposição precoce às
telas pode atrapalhar o desenvolvimento da atenção focada e impactar na
aprendizagem das crianças, mas na ginástica para o cérebro as atividades
envolvem todos os sentidos, usam o corpo e a mente juntos, formando um conjunto
de estímulos mais rico e variado.
17. Convivência entre Gerações:
A
interação social no ambiente é tão rica, que permite que diferentes
gerações se encontrem, troquem experiências e se divirtam juntas. Para
os jovens isso é um grande aprendizado de respeito e empatia.
18. Manutenção da saúde cognitiva ao longo da vida:
As
janelas de oportunidade na fase jovem não servem apenas para os
primeiros aprendizados, mas os tipos de aprendizagens desenvolvidas
nessa fase vão sustentar as habilidades cognitivas mais complexas e a
saúde do cérebro ao longo da vida.
19. Prevenção de doenças cognitivas, como o Alzheimer:
E
quando mencionamos a saúde do cérebro, damos um destaque principal para
a prevenção de demências. A ginástica para o cérebro é uma ferramenta
de estilo de vida para prevenção porque contribui para o nível de
atividade intelectual e também porque alimenta o gosto por continuar
aprendendo.
20. Promoção de um envelhecimento saudável e ativo:
Todo jovem aluno um dia vai envelhecer, e todo aluno SUPERA envelhece com paixão pela vida e por continuar aprendendo!
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