De acordo com o Índice SumUp do Microempreendedor, vendas dos empreendedores aumentaram 10,93% no último mês de 2023
Clique Para Download |
São Paulo, janeiro de 2024 – A SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, acaba de divulgar seu Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros, do mês de dezembro de 2023. No período, o ISM chegou a 121,04 pontos, subindo 10,93% em relação ao mês de novembro.
“Em dezembro, enxergamos os efeitos positivos das festas de fim de ano no comércio brasileiro. O pagamento do 13° salário é outro fator que contribui para a melhora da atividade econômica dos empreendedores da base da pirâmide no período”, comenta Lilian Parola, economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina.
Outros motivos que influenciam positivamente o ISM, de acordo com a economista, são a alta nas vendas do varejo e a queda do endividamento das famílias em 2023.
Recorte por unidades federativas
O novo ISM, recalculado desde novembro, registra também a atividade econômica dos estados mais relevantes para a operação da SumUp no Brasil: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Clique Para Download |
O ISM de São Paulo foi o maior no último mês do ano, com índice de 118,16 pontos, subindo 4,78% entre novembro e dezembro.
Clique Para Download |
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o ISM ficou no patamar de 109,04 pontos, registrando um leve crescimento de 1,88% entre novembro e dezembro.
Clique Para Download |
Minas Gerais, por sua vez, teve um ISM de 104,00 pontos em dezembro, com crescimento de 2,65% na atividade econômica em comparação a novembro.
Clique Para Download |
No Ceará, o ISM se manteve praticamente estável e chegou a 103,66 pontos, subindo sutilmente 0,64% entre novembro e dezembro.
Clique Para Download |
Já a Bahia segue com a atividade econômica em queda nos últimos meses e marcou o menor ISM de dezembro, registrando uma diminuição de 6,51% entre os meses e índice de 95,71 pontos.
Sobre o ISM
O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela SumUp, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.
A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da SumUp para o País, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 10 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.
Informações à imprensa
Hill + Knowlton Brasil
Atendimento SumUp – sumup@hillandknowlton܂com
Rua Cláudio Soares 72, cj. 1501
CEP 05422-030, São Paulo, SP, Brasil
Telefone: +55 11 3185 0800
Nenhum comentário:
Postar um comentário