|
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá seus resultados anunciados no próximo dia 30 de janeiro, dessa vez com uma chamada única. Na mesma data será aberta a lista de espera, que abre a possibilidade para candidatos não classificados manifestarem seu interesse por vagas remanescentes. Essa pode ser uma ótima oportunidade para os alunos que querem ingressar na faculdade ainda neste ano. Será que vale a pena tentar uma vaga na tão sonhada universidade por esses meios? O Sistema de Ensino pH traz algumas orientações. Confira:
Como funciona o SISU?
O SISU é um programa do Governo Federal que tem como objetivo facilitar a entrada no ensino superior, mais especificamente em universidades públicas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes que realizaram a prova e não zeraram a nota da redação podem participar. Apesar do programa só ter uma chamada no ano de 2024, quem não estiver apto poderá ter uma segunda oportunidade ao manifestar interesse pela lista de espera.
“Na edição de 2024, além de negros, indígenas, pessoas com deficiência e alunos da rede pública, os quilombolas também participarão da reserva de vagas. Houve também uma mudança no limite de rendas para as cotas, deixando de ser de um salário e mínimo e meio e passando a ser de um salário mínimo por pessoa da família. A mudança mais significativa, no entanto, estabelece todos os candidatos concorram a todas as vagas de ampla concorrência (antes os cotistas somente disputavam as vagas reservadas para cotas). Posteriormente, quem atender aos critérios das ações afirmativas concorrerá à reserva de vagas. Basicamente, agora os cotistas disputam as vagas junto da ampla concorrência, e depois são encaixados nas reservas de vagas para cotistas”, explica Thiago Braga, autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH.
Como funciona a lista de espera do SISU?
A lista de espera do SISU é uma alternativa destinada aos candidatos que não forem aprovados em nenhumas das opções de curso no SISU, de acordo com a nota que obtiveram no Enem, representando assim uma segunda chance de ingressar em uma graduação pública. As vagas que não forem preenchidas ficarão à disposição daqueles que ainda não forem selecionados. Após a divulgação do resultado do SISU, no próximo dia 30, a lista de espera será aberta aos candidatos.
“Para o estudante se inscrever nesta lista, ele deve manifestar interesse nas possíveis vagas que não forem preenchidas, no próprio Sistema de Seleção Unificada. Logo após o anúncio da chamada regular, os alunos já poderão realizar essa ação”, recomenda Braga.
Quais são as datas desse processo neste ano?
· Inscrições SISU 2024: de 22 a 25 de janeiro de 2024;
· Resultado da lista única: 30 de janeiro de 2024;
· Período para manifestar interesse na lista de espera: de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024;
· Matrícula dos selecionados: de 1º de fevereiro a 07 de fevereiro de 2024.
Vale a pena tentar a lista de espera?
Se você conseguiu um bom resultado no ENEM e quer estudar em uma universidade pública, entrar na lista de espera pode ser uma boa oportunidade para ser chamado ainda neste semestre. Segundo Braga, é possível passar na chamada de espera, processo que acontece posteriormente à lista do último dia do SISU. Mas, para que isso aconteça, o aluno deve, no próprio sistema, manifestar interesse nas possíveis vagas que não forem preenchidas.
Logo após o anúncio da chamada regular, os alunos já podem manifestar interesse nas possíveis vagas não preenchidas.
O que não deixa de ser importante também é ter outras opções, caso a lista não garanta uma vaga ao candidato. “O resultado da lista de espera será divulgado em datas definidas pelas próprias universidades. Então, se o aluno manifestou interesse por uma vaga na UFRJ, por exemplo, ele deve acompanhar o processo de divulgação da lista de espera diretamente feito pela própria universidade”, acrescenta.
Como posso ter outras opções enquanto aguardo a lista de espera do SISU?
· Usar a mesma nota do ENEM para se inscrever em outros programas, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES)
· Participar de vestibulares em instituições de ensino superior particulares
· Tentar ingressar com a nota do ENEM em outras universidades
Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – O Sistema de Ensino pH é reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM. O sistema atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular e conta com uma série de escolas parceiras, oferecendo também orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.
Mira Comunicação
Diego Ramalho
Yolanda Drumon
Bruna Cezario
Cel. (11) 96449-7226
Nenhum comentário:
Postar um comentário