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segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Venirauto: venezuelana com carros iranianos retornará

 


O governo venezuelano anunciou que a marca Venirauto retomará a produção e venda de carros no mercado local, sendo os veículos de origem da iraniana Iran Khodro.

A promessa de Nicolás Maduro é de vender carros com consumo médio de 14,3 km/l de gasolina.

Maduro revelou que os preços equivalentes ficarão entre US$ 12 mil e US$ 16 mil, sendo quatro modelos da montadora iraniana IKCO.

O anúncio foi feito na Expoferia Científico Tecnológica Industrial Irán-Venezuela, que visou estreitar os laços com o governo iraniano para a retomada da indústria automotiva venezuelana.

O país latino já foi um importante produtor de veículos, tendo fábricas de montadoras como Toyota, Ford, General Motors, Chrysler, Toyota, entre outras.

Impulsionado pela exploração de petróleo, o mercado venezuelano sempre foi destacado, mas nos últimos 20 anos, problemas políticos levaram à destruição do parque local com a saída de várias montadoras.

A Venirauto, por exemplo, controlada pelo governo, foi uma delas e operou até antes da pandemia de Covid-19, porém, com a crise sanitária mundial, fechou as portas.

Tal como cogita retornar, a Venirauto se apoiava na indústria iraniana, com modelos como o Samand, quase um “Santana” persa, ainda que sua origem seja francesa, como quase toda a base automotiva do Irã.

Cogita-se a chegada ao país dos modelos Tara e Dena, feitos pela IKCO no Irã e que deverão ser montados no país vizinho.

O Tara é um sedã médio com 4,519 m de comprimento, 1,953 m de largura, 1,466 m de altura e 2,652 m de entre-eixos, tendo motor Peugeot TU5 1.6 16V de 115 cavalos e 14,6 kgfm.

O câmbio manual de cinco marchas e automático de seis marchas, indo de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos no manual e 13,0 segundos no automático, com velocidade final de 190 km/h.

Já o IKCO Dena tem porte semelhante ao tara e com motor de origem da própria marca, sendo um 1.65 litro com preços de US$ 12.000 a US$ 13.000.

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