MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Feira de Inovação das Ciências e Engenharias é o acontecimento da semana em Foz do Iguaçu

 


Créditos imagens: Kiko Sierich/PTI

A XI FIciencias começou dia 25 de outubro e continua até dia 28, com muita inovação, tecnologia e pesquisa produzidas por estudantes do ensino fundamental e médio  

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias que está na 11ª edição, e agora voltando ao formato presencial, após dois anos acontecendo virtualmente. O evento é gratuito e aberto à toda população, portanto é uma ótima oportunidade para acompanhar o que os jovens cientistas, inovadores estão produzindo para a melhoria da sociedade.

Essa edição iniciou com representantes do Governo do Paraná, das Universidades participantes do evento, do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil e da Itaipu Binacional comemorando a importância da FIciencias. Foi falado sobre as dificuldades de se fazer ciência nos dois últimos anos, e que mesmo assim, muitos estudantes continuaram a produzir pesquisa de qualidade. O diretor técnico do PTI, Rafael Deitos, afirma que “a FIciencias tem um caráter extremamente relevante tanto por estar alinhado a ODS 4, em especial, quanto pelo alinhamento com o propósito do PTI, que é conectar, transformar conhecimento em tecnologias e soluções”.  

A FIciencias terá uma novidade nesse ano: o Hackateens, um hackaton com o objetivo de fomentar ideias para resolver problemas reais e disseminar conhecimentos científicos e empreendedores. Nesse evento os adolescentes formarão grupos para desenvolver soluções para uma educação de qualidade, que é o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU. Além disso, também acontecerá, pela 3ª vez, a FIciencias Kids, voltado aos alunos do ensino fundamental I, ou seja, estudantes entre 4 e 10 anos. Nunca é cedo demais para incentivar a cultura investigativa, o interesse pela pesquisa e pelos fenômenos naturais.

Por dentro da XI Feira de Inovação das Ciências e Engenharias 

Estão em exposição 110 projetos, dos quais a maioria é voltado às ciências humanas. A segunda área com mais trabalhos é a de ciências biológicas. Mas tem pesquisas, projetos e protótipos para todos os interesses. Inclusive, o interesse pessoal é o grande “gatilho” para a maioria das pesquisas. São as necessidades individuais de cada participante que fazem com que eles tenham interesse em modificar a realidade, para melhorar a própria vida. Assim, quem sabe, também possam ajudar a transformar a vida da sociedade. E, por meio da Ficiencias, os estudantes podem avaliar como seus projetos são vistos pelos pares.

Nesse sentido, os próprios estudantes entendem a necessidade de terem um espaço como a FIciencias para apresentar suas pesquisas. Como a participante Sofia Vitória Lopes afirmou: “é importante apresentar as pesquisas porque também nos ajuda a desenvolvê-las.

Além disso, é legal ver que outras pessoas reconhecem nosso trabalho. Às vezes tem gente que pesquisa e tem ideias inovadoras, mas não colocam em prática, não tiram da cabeça, então eu acho legal que a Feira permite mostrarmos para mais pessoas e incentivar outros estudantes a irem atrás de fazerem suas próprias pesquisas”.  

Entretanto, além de apresentarem seus resultados, incentivarem essa cultura de fazer ciência e, ainda, terem oportunidade de serem vistos por instituições que possam investir nos projetos, os participantes da FIciencias também estão concorrendo a prêmios, sendo 3 mil reais para o 1o lugar.   

Grande oportunidade para integrar conhecimentos e incentivar novos cientistas 

Os jovens cientistas que vêm participar da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias trocam conhecimentos e, assim, retornam com suas bagagens maiores do que quando chegaram. O criador do pet dispenser, João Gabriel Longhi, por exemplo, afirma que “sabia que o evento era grandioso. Já havia participado no ano passado, virtualmente, mas estava ansioso para participar presencialmente, para prestigiar os projetos apresentados, das mais diversas áreas. Estou adorando a experiência!”.   

Mas a feira também é visitada por estudantes espectadores. Esse é o caso do Gustavo Gomes, 11 anos, aluno do Paganoto (colégio estadual de Foz do Iguaçu). De acordo com ele “a Feira foi muito informativa, aprendi coisas que não sabia, e agora que sei, vou me informar mais, estudar mais. Um dos projetos que achei mais interessante foi sobre educação feminina, porque ajuda as meninas a se entenderem. E, com certeza, quero retornar como cientista, apresentando um trabalho”. 

Sua professora Betânia de Lima, de Língua Portuguesa, por sua vez, agradeceu a oportunidade de trazer os alunos para prestigiar a FIciencias e ainda disse que “é super importante ver os estudantes participando de eventos como esse, porque sabemos da importância da ciência para a humanidade. Trazê-los para um evento assim, é uma forma de estimulá-los, e lembrá-los da importância dos estudos, e que todo mundo é capaz. Vimos aqui alunos menores e maiores; com trabalhos mais simples e elaborados. O projeto é muito necessário e quem dera todas as escolas pudessem participar com seus alunos”.  

Portanto, para quem quer saber o que os jovens andam “aprontando”, vale a pena visitar a XI FIciencias. A Feira ocorrerá até o dia 28 de outubro e é gratuita. Certamente quem puder visitar ficará admirado com os projetos dos estudantes do sul do país e das cidades vizinhas da Argentina e do Paraguay. 

Confira algumas imagens da abertura do evento:

PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL

Av. Presidente Tancredo Neves, 6731

85867-900 – Foz do Iguaçu, Paraná

Tel.: (45) 3576 7200

E-mail: pti@pti.org.br

www.pti.org.br

Não deseja mais receber nossos e-mails?

Você pode descadastrar seu e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário