MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Rússia ameaça atingir satélites do Ocidente por apoio à Ucrânia

 



Autoridade do Ministério das Relações Exteriores afirmou que uso de satélites dos EUA e aliados para passar informações a Kiev justificaria ataque. Vilma Gryzinski:


Um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira, 27, que a Rússia pode atacar satélites comerciais dos Estados Unidos e seus aliados, caso estejam envolvidos na guerra na Ucrânia.

A Rússia, que em 1957 lançou o Sputnik 1, o primeiro satélite da história, e em 1961 levou o primeiro homem ao espaço, tem uma capacidade significativa de ofensivas espaciais – assim como os Estados Unidos e a China. Em 2021, a Rússia lançou um míssil antissatélite para destruir um de seus próprios satélites.

Konstantin Vorontsov, vice-diretor do departamento de não-proliferação e controle de armas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse às Nações Unidas que os Estados Unidos e seus aliados estão tentando usar o espaço para impor o domínio ocidental.

Ele afirmou ainda que o uso de satélites ocidentais para ajudar o lado ucraniano era “uma tendência extremamente perigosa”.

“A infraestrutura civil pode ser um alvo legítimo para um ataque de retaliação”, disse Vorontsov ao Primeiro Comitê das Nações Unidas, acrescentando que o uso de tais satélites pelo Ocidente para apoiar a Ucrânia foi “provocativo”.

“Estamos falando sobre o envolvimento de componentes da infraestrutura espacial civil, incluindo comercial, pelos Estados Unidos e seus aliados em conflitos armados”, completou.

Vorontsov não mencionou nenhuma empresa de satélite específica, embora Elon Musk tenha dito no início deste mês que sua empresa de foguetes SpaceX continuaria a financiar seu serviço de internet Starlink na Ucrânia, citando a necessidade de “boas ações”.
 
BLOG  ORLANDO  TAMBOSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário