MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2022

"Passo decisivo", diz Alexandre de Moraes sobre 2º turno das eleições


Ministro fez pronunciamento em cadeia nacional na noite deste sábado (29) e lembrou importância do voto


Tribuna da Bahia, Salvador
29/10/2022 22:34 | Atualizado há 13 horas e 3 minutos

Compartilhe
Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse que o país dará, neste domingo (30), “um importante e decisivo passo” na “caminhada de desenvolvimento e progresso”. Em pronunciamento nacional, exibido na rádio e na televisão, na noite deste sábado (29), o magistrado também convidou os brasileiros a irem às urnas e lembrou das resoluções aprovadas pela Corte durante o período eleitoral.

“O Brasil dará mais um importante e decisivo passo em nossa caminhada de desenvolvimento e progresso, garantindo o fortalecimento democrático e a estabilidade republicana. Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores irão decidir, definitivamente, em 2º turno, quem governará o país pelos próximos 4 anos”, disse.

Moraes chamou atenção para o número de abstenção no primeiro turno e fez um apelo para que os brasileiros compareçam para exercer a democracia. No primeiro turno, 32 milhões de cidadãos não votaram — representando 20,89% dos eleitores.

“O comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um país justo e igualitário. O comparecimento e o voto repercutirão no futuro de todos nós, de nossos pais, filhos, familiares e amigos. No 1º turno, conseguimos o menor número de votos em branco e nulos das últimas cinco eleições”, ressaltou.

Ele destacou a resolução do Judiciário que autorizou a gratuidade do transporte público no país, inclusive, em regiões de difícil acesso. “Para facilitar o comparecimento e auxiliar todos os eleitores e eleitoras a exercerem seu mais importante direito político, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral reforçaram a obrigatoriedade do fornecimento integral do transporte público, principalmente o gratuito”, disse.

O presidente do TSE também apontou a gravidade e o aumento do assédio eleitoral no país. Na véspera da votação segundo turno, o Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou um total de 2.360 denúncias do crime no país. “O momento de digitar seu voto na urna eletrônica é sagrado, inviolável e individual, por isso continuarão não sendo permitidos celulares nas cabines eleitorais”, declarou.

Fonte: Correio Braziliense



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário