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O novo tom adotado pelo presidente Jair
Bolsonaro há quase um mês se refletiu também no Twitter, sua rede social
preferida para anúncios e pronunciamentos. Hoje, Bolsonaro completa 25
dias sem atacar opositores em seu perfil. É uma mudança significativa na
sua estratégia de comunicação, antes caracterizada por ofensas a
adversários e pela incitação de sua militância mais radical.De acordo com um levantamento divulgado neste domingo (12) pelo jornal O Globo das publicações de Bolsonaro no Twitter de 18 de junho — dia da prisão de Fabrício Queiroz e após sua última aparição no cercadinho do Palácio do Alvorada — a 10 de julho e comparou com as postagens realizadas entre 26 de maio e 17 de junho.
Ao todo, foram compilados 385 tuítes. As publicações foram divididas em três categorias: “ataque a opositores”, “ações do governo” e “reafirmação ideológica ou incitação de apoiadores” — neste último caso, são publicações sobre pautas caras ao bolsonarismo, como a flexibilização do porte de armas. O levantamento apontou que, após o dia 17 de junho, os ataques à oposição e o estímulo à militância mais radical praticamente desapareceram.
Segundo o impresso, nos 23 dias anteriores à prisão de Queiroz, Bolsonaro fez dez tuítes de ataques a adversários. Nos 23 dias posteriores, nenhum. No período anterior a 17 de junho, o presidente publicou 12 tuítes de crítica à imprensa e outros nove de crítica a opositores ou a instituições. A partir do dia 18, nenhuma publicação desses dois tipos foi registrada no perfil.
Somadas, as publicações com ataques a opositores, instituições ou a imprensa representam 14% do total de postagens até o dia 17. Em ambos os períodos, por outro lado, os tuítes de divulgação de ações do governo foram maioria, mas têm um peso maior a partir do dia 18: alcançam 81% do total, contra 61% anteriormente.
Outra mudança sensível foi o sumiço de tuítes que reforçavam a agenda ideológica do governo. No período anterior à prisão de Queiroz, foram 27 posts desse tipo. No período posterior, não houve registro de tuítes dessa categoria.
As publicações destinadas a estimular sua base registram o maior engajamento na conta do presidente. A postagem mais compartilhada, em todo o período do levantamento, é aquela que exibe a foto de um boneco de Bolsonaro pendurado a uma árvore de cabeça para baixo em um protesto antifascista.
Com informações do jornal O Globo.
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