MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de julho de 2020

" 'Me venda essa caneta': a importância de perceber o que o cliente necessita", por Roberta Veloso, executiva do mercado de shopping centers e varejo


Se pararmos para pensar, essa frase faz todo o sentido no momento que estamos vivendo. Trata-se da cena do icônico filme O Lobo de Wall Street, dirigido por Martin Scorsese - e tendo Leonardo DiCaprio interpretando Jordan Belfort,  autor, palestrante motivacional e ex-corretor de bolsa no EUA, e sua trajetória.
 
Sem me ater ao enredo do filme, uma das cenas mais emblemáticas é quando o personagem de  DiCaprio desafia outros parceiros a vende-lo uma caneta. Parece simples, mas a situação passa uma mensagem fundamental para qualquer profissional. Uma reflexão do que realmente estamos vendendo e para quem vamos vender. O que estou ofertando é exatamente o que aquele público está procurando?
 
Qualquer negócio, seja um produto ou prestação de serviços, para ter atratividade junto ao cliente precisa ter a principal essência: O que o meu consumidor precisa e o que eu posso oferecer.
 
A famosa estratégia da oferta e da demanda
 
Mais do que nunca, nesse momento precisamos entender as necessidades do nosso cliente e buscar atendê-lo com o serviço ou produto com o qual ele realmente precisa ou deseja. Praticamente entrar na sua psique, entendendo o seu comportamento e como se relaciona com o mundo.
 
Uma marca para ser construída e se manter no mercado precisa conhecer profundamente o hábito do consumidor, detectar os seus momentos de compra, bem como os seus desejos vitais ou essenciais. Se faz necessário ter  identidade, atratividade, escolher um nicho aonde a sua empresa vai se encaixar, personificando o seu produto como objeto de desejo ou de solução para aquele grupo de pessoas.
 
A concorrência só é desleal quando não comunicamos claramente os atributos da marca, a qualidade e a confiabilidade para quem está comprando. É preciso traçar objetivos claros com um planejamento detalhado e, ao mesmo tempo, volátil - principalmente para sobreviver nos tempos atuais.
 
A compra pode ser uma experiência, uma necessidade, mas o ponto vital é a construção da personalidade, explorar e mostrar para o seu público que a sua oferta é exatamente o que ele está precisando ou deseja.  A criação da necessidade. Juntando tudo isso com credibilidade, honestidade e eficiência, com certeza terá a receita ideal para a prosperidade do seu negócio. Então, agora é a hora de se perguntar: Preparado para vender essa caneta?
 
Sobre a autora
 
Roberta Velosso atua há 30 anos no mercado de shopping centers e varejo.  Bacharel em Comunicação Social, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela UFF (Universidade Federal Fluminense).  Exerceu cargos de liderança como gerência, superintendência e diretoria nas principais administradoras do segmento.  Especialista em administração e marketing de empreendimentos comerciais.


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Rodrigo Arantes
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