MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Produção de marmelo cresce em MG e preços continuam em alta


Marmelo é uma fruta usada na fabricação de doces.
Produtividade está fazendo a alegria de agricultores do estado.

Do Globo Rural

Em uma lavoura de 10 hectares estão plantados seis mil pés de marmelo. A época é de muito trabalho na colheita. O administrador da fazenda, Antônio dos Santos, que tem uma das maiores e mais antigas produções da fruta em Marmelópolis, investiu no manejo. A poda foi feita no momento certo e a aparência azulada nas folhas é por causa de um cuidado para evitar fungos.
Com isso, a produção cresceu. Serão colhidas 15 toneladas, enquanto em 2011 foram só cinco.
O quilo, que antes custava R$ 1,20, agora é vendido a R$ 2.
Os produtores do município já comemoram a safra de 2012. De acordo com a Emater, a produção deve crescer 87%. Em 2011 foram colhidas 16 toneladas, agora, serão 30.
O cenário é um alento para o agricultor Irênio Ribeiro. Ele viu os melhores momentos da produção do marmelo entre os anos de 1950 e 1970, quando eram colhidas até 150 toneladas por ano. “A gente aguentou porque é persistente, mas teve ano que perdemos tudo no pé”, conta.
Um dos principais motivos para o aumento no preço do marmelo e na produção é a fábrica de doces da cidade, que foi reaberta há três anos. O investimento deu certo e este ano, a produção esperada é de 25 mil quilos de marmelada. Para isso, 25 toneladas da fruta serão compradas.
Minas Gerais responde por 47% da produção nacional de marmelo. O restante está dividido entre a Bahia, o Rio Grande do Sul e Goiás.

Um comentário: