MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Criador planta capim para alimentar animais no período de estiagem


Área pertence à uma cooperativa da zona rural de Juazeiro, na Bahia.
Investimentos em infraestrutura foram feitos por um frigorífico.

Do Globo Rural

O tempo continua bastante seco no extremo norte da Bahia. Em Juazeiro, os criadores têm dificuldade para alimentar os animais e em muitas propriedades, falta água para os afazeres domésticos. A dona de casa Luzia Araújo, que leva baldes de vasilhas até o poço da comunidade, na fazenda Veneza, na zona rural de Juazeiro, conta com a ajuda das crianças para abastecer a casa com água.
Quem depende da chuva para ter água deve caminhar vários quilômetros. A última chuva que caiu na região há 14 dias não deu para juntar água e os animais, que também sofrem com a estiagem, saem em disparada pela manhã à procura de alimento. A venda de animais magros não cobre os gastos para manter o rebanho. Faltam água e comida. Também não há nenhuma reserva para os bichos.
Depender somente da chuva para criar animais ainda é a realidade da maioria dos criadores do sertão. Mas um jeito de criar, que começa a aparecer, dá indícios que a tendência para o criador que pretende viver apenas da atividade também é se organizar em grupo.
Os criadores plantaram capim em uma área de 1,5 hectare, que pertence à uma cooperativa da zona rural de Juazeiro, para tentar produzir alimento para guardar. O feno deve ser produzido principalmente na época da chuva para alimentar os animais na seca. A água para irrigar vem do poço. Os investimentos em infraestrutura foram feitos por um frigorífico que deve comprar os animais quando estiverem prontos para o abate.
“A cooperativa nesse confinamento está viabilizando a oferta regular de animais nesse período de escassez. A gente projeta que durante o ano todo tenhamos animais confinados e de ótima qualidade”, diz Marcos Malta, sócio-diretor do frigorífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário