MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cidade de Chapada dos Guimarães conserva clima hippie em MT


No município, a 65km de Cuiabá, está localizado parque nacional.
Turista encontra diversas opções de hospedagem e restaurantes.

Dhiego Maia Do G1 MT

Cidade de Chapada dos Guimarães (Foto: Dhiego Maia/G1) Loja de artesanato em praça no centro da cidade de Chapada dos Guimarães (Foto: Dhiego Maia/G1)
O tempo parece não passar em Chapada dos Guimarães, cidade que leva o mesmo nome do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. No município, localizado a 65 quilômetros de Cuiabá, há diversas opções de pousadas e hotéis que hospedam os turistas que visitam a região. Cercada de paredões de pedra, a cidade tem 18 mil habitantes é tido como um oásis de energias positivas que atrai todos os anos turistas de diversas partes do mundo em busca de renovação da mente e do espírito.
Nos anos 1970, a cidade se tornou catalisadora do movimento hippie em Mato Grosso. Traços da época "paz e amor" ainda estão presentes e ajudaram a solidificar o aspecto bucólico que só Chapada tem.
Encontros na praça
Na cidade, tudo acontece em torno da praça Bispo Dom Wunibaldo, na região central. É lá que são realizados o Festival de Jazz, o carnaval, a festa da virada de ano, entre outras. No seu entorno, estão localizados os restaurantes, as lojas de artesanato e a igreja de Nossa Senhora Sant'Ana do Santíssimo Sacramento, de estilo barroco, erguida há mais de 200 anos. A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O interior do templo é uma obra de arte. O turista pode visitar o local que dispõe das plantas da construção e do conjunto de sinos que impressionam.
Igreja de Nossa Senhora de Sant'Ana é uma obra de arte (Foto: Dhiego Maia/G1)Igreja de Nossa Senhora de Sant'Ana
(Foto: Dhiego Maia/G1)
Na praça, o G1 encontrou o escritor John Coningham, de 76 anos, em sessão informal de autógrafos nos cinco livros que escreveu sobre as histórias que viveu como guia turístico. Sobre Chapada, ele que é morador da cidade, destaca a exuberância da natureza na região. “Essa natureza nos proporciona uma temperatura 10ºC menor que a de Cuiabá. O som dos pássaros cantando e o sossego daqui são únicos”, disse. Um dos amigos de Coningham, o empresário Paulo Saldanha, diz que quando vai a Chapada tenta sempre “decifrar as mensagens que a natureza emite”.
Ainda na cidade, vale a pena fazer uma visita à Associação de Produtores e Produtoras Artesanais. O local concentra peças únicas fabricadas por famílias que sobrevivem exclusivamente do artesanato. Os preços são variados e acessíveis. Aos domingos, também na praça Bispo Dom Wunibaldo, um grupo de artesãos de Cuiabá faz uma feira com exposição de diversos produtos típicos do estado.
Uma das artesãs é a aposentada Anastazie Cavalcanti, de 57 anos. Ela e mais um casal de artesãos de Cuiabá alugam uma casa em Chapada só com o que ganham do artesanato que vendem nos fins de semana. “Eu ficava muito sozinha. Era eu, o cachorro e o pé de maracujá em Cuiabá. Aqui, é diversão e trabalho ao mesmo tempo”, afirmou a artesã ao G1.
É justamente nos finais de semana que a calmaria dá vez à agitação em Chapada. Segundo a Prefeitura, entre sábado e domingo, a cidade recebe de três a quatro mil pessoas, que vão em busca do clima quase serrano, boa comida, bebida e também para contemplar as belezas naturais da região.
Quem quer passar alguns dias na cidade tem a opção de escolher um dos 38 locais de hospedagem. De camping a resort, a cidade tem opções para todos os tipos de bolso. A alguns metros do centro, por exemplo, o turista encontra alguns campings com diárias que não passam dos R$ 30.
Na gastronomia, o turista também encontra um menu diverso. São 18 estabelecimentos que servem de comida japonesa a pratos típicos.
Entorno da praça Dom Wunibaldo concentra venda de artesanato em Chapada dos Guimarães (Foto: Dhiego Maia/G1)Entorno da praça Dom Wunibaldo concentra venda de artesanato em Chapada dos Guimarães  (Foto: Dhiego Maia/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário