MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de janeiro de 2012

Cuba ratifica limite de 10 anos de permanência em cargos públicos


Decisão foi do presidente Raúl Castro.
Não há prazo para a medida entrar em vigor.

Do G1, com agências internacionais

O presidente de Cuba e primeiro-secretário do Partido Comunista, Raúl Castro, ratificou neste domingo (29) a decisão de limitar a 10 anos consecutivos o mandato dos principais cargos políticos e estatais. A medida será aplicada, medida que será aplicada paulatinamente e sem a necessidade de fazer uma emenda a Constituição.
Raúl Castro - Reunião Partido Comunista (Foto: Ismael Francisco/ www.cubadebate.cu / AFP)Raúl Castro durante a Conferência Nacional do Partido Comunista de Cuba (Foto: Ismael Francisco/ www.cubadebate.cu / AFP)
'Uma vez definida e estipulada a política pelas instâncias pertinentes, poderemos iniciar a aplicação paulatina sem esperar pela reforma constitucional', declarou Raúl Castro em seu discurso de encerramento da 1ª Conferência Nacional do Partido Comunista de Cuba.
A limitação de mandatos políticos e estatais ao máximo de dois períodos consecutivos de cinco anos foi a principal medida que Raúl Castro anunciou no 4º Congresso do Partido Comunista de Cuba, em abril do ano passado. O assunto foi incluído como um dos temas a serem tratados na conferência comunista deste fim de semana.
O general Castro não detalhou quando a decisão entrará em vigor e só assinalou que será implementada na medida em que avancem as definições de todos os ajustes legais que ajudem os planos para 'atualizar' o modelo socialista.
Como disse em ocasiões anteriores, os ajustes legais incluem modificações na Constituição cubana. Mas, para o caso da limitação de mandatos é possível iniciar a 'a aplicação paulatina', sem esperar pela emenda à carta magna.
No 4º Congresso do Partido Comunista de Cuba, o general Castro, de 80 anos, defendeu 'o rejuvenescimento e a renovação' dos cargos políticos e estatais. Ele também prometeu não ter  "contemplações" com os funcionários corruptos e que divulgará detalhes dos casos que estão sob investigação.
Durante a conferência, o presidente voltou a afirmar que o partido não possui pessoas preparadas para assumir o comando da revolução e atribuiu a isso a 'improvisação e pela falta de um sistema' da política de quadros do Partido Comunista de Cuba.
A Conferência Nacional, no Palácio das Convenciones de Havana, foi a primeira do Partido, fundado em 1965, e que conta com 800.000 militantes num país de 11,2 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário