As carnes alternativas se tornaram ótimas opções para quem deseja diminuir o consumo de carne animal, seja por questões de saúde ou ideológicas, então as plantas ganharam novas funções além da produção de oxigênio para o mundo.
Grandes causas defensoras dos animais estão ganhando cada vez mais visibilidade em todo o mundo, e isso tem feito as pessoas repensarem sobre o seu consumo e tentarem procurar por opções alternativas com o passar do tempo.
Entretanto, um dos alimentos mais difíceis de abrir mão para os brasileiros é a carne de origem animal, isso porque vivemos em um país onde esse consumo é muito comum e até mesmo incentivado pela grande mídia e por marcas famosas.
É comum ver propagandas que incentivam as pessoas a fazerem aquele famoso churrasco no fim de semana, refeição que usa carne animal de diversas espécies para o consumo, por isso a ideia de parar de uma vez só com esse tipo de consumo é uma decisão delicada.
Por outro lado, existem diversas maneiras para que o consumo de carne animal comece a ser substituída por outros tipos de alimentos que podem ser encontrados com tanta facilidade como se encontra uma empresa instalação de malha de aterramento na internet.
Com o surgimento do vegetarianismo e do veganismo, muitas pessoas começaram a entender e buscar por mais informações voltadas justamente para o entendimento dos benefícios do consumo de carnes alternativas, que derivam de alimentos naturais, como:
Soja;
Jaca;
Casca de banana;
Caju;
Grão-de-bico;
Tofu;
Lentilha.
Cada dia mais é comum ver pessoas se arriscando dentro desse novo universo e procurando por maneiras diferentes de consumir carnes que não provêm de origem animal, seja por uma questão de saúde ou por simplesmente não se sentirem mais confortáveis com isso.
Tanto o vegetarianismo quanto o veganismo são estilos de alimentação que trabalham com a versatilidade, ou seja, em diferentes formas com as quais você pode usar uma simples planta para preparar diferentes refeições.
Acontece que esses estilos de alimentação trazem inúmeros benefícios não apenas para a saúde, mas também para meio ambiente e para o mercado da agricultura, pois um distribuidor de roçadeira consegue vender ainda mais equipamentos.
Isso porque, com o aumento do consumo de carnes alternativas, o mercado da agricultura recebe cada vez mais demanda e os profissionais dessa área se mantêm ativos em seus trabalhos, gerando mais renda para esse segmento.
Em paralelo a isso, o meio ambiente como um todo ganha inúmeros benefícios com o consumo das carnes alternativas. Pensando nisso, hoje iremos conhecer alguns dos impactos positivos do consumo delas no meio ambiente.
Relação das carnes com o meio ambiente
Antes de qualquer coisa, é importante que entendamos qual a relação entre a produção e o consumo de carne animal com o meio ambiente e como esse mercado impacta diretamente na atmosfera.
Assim como no processo de construção de uma casa se conta com o aluguel de cortador de piso para se ter as medidas exatas do produto, as grandes indústrias contam com os equipamentos corretos para a produção da carne animal.
Os bois, frangos, galinhas, peixes e diversos outros animais são criados de maneira diferente quando são destinados ao abate para a produção de carne, que é transportada para o mercado e vai para a mesa de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Acontece que todo esse processo acaba exigindo muito do meio ambiente, que é um dos que mais sofre com a produção de carne animal, isso porque esse é um dos principais mercados que produzem males para a natureza.
Hoje, a produção de carne animal é uma das principais responsáveis pela produção de gases poluentes na atmosfera, o que aumenta o aquecimento global e interfere diretamente no efeito estufa.
Assim como existe uma empresa de raspagem de pisos de madeira que foca na limpeza do piso de tempos em tempos, existem profissionais focados na produção de carne animal de uma forma mais saudável para o meio ambiente.
Isso tem se comportado e se desenvolvido bem, mas ainda é um mercado que agride muito o meio ambiente, fazendo com que as carnes alternativas sejam as melhores opções para quem entende a importância da manutenção de um bom meio ambiente.
Em suma, não estamos dizendo que o consumo de carne animal deve acabar, mas é importante que os fatos sejam entendidos para que cada cidadão tenha consciência do que comprar, do que consome e como isso impacta o meio ambiente.
A importância do consumo da carne para a saúde
Dando continuidade ao tema, mesmo entendendo os impactos da produção de carne animal, não há como negar que elas são extremamente importantes para o consumo humano, pois ajudam na melhora da saúde das pessoas.
As carnes de origem animal são ricas em proteína, uma importante fonte de nutriente e energia, características fundamentais para uma boa qualidade de vida e produtividade para quem trabalha com instalação de sistema de câmeras de segurança, por exemplo.
Em especial, aqui no Brasil, o consumo da carne animal é uma forma mais acessível e prática de se consumir proteína, pois muitas vezes as carnes alternativas exigem muito tempo e esforço para serem preparadas.
Por outro lado, a carne animal é vendida praticamente pronta para o preparo, além de ser bem versátil, permitindo que o brasileiro a prepare de diversas formas, seja assado, cozido, empanado ou frito.
Sendo assim, entendemos que o consumo da carne animal no Brasil é muito mais do que apenas um desejo, mas é a única opção para quem possui uma rotina corrida conseguir se alimentar bem com fontes de proteína que lhe gerem os nutrientes necessários.
Vantagens das carnes alternativas para o meio ambiente
Assim como a pintura a pó eletrostática trouxe inúmeros benefícios para diferentes áreas com o seu surgimento, as carnes alternativas surgiram como uma forma de também trazer vantagens a diversas áreas do mundo.
Uma delas é justamente o meio ambiente, que se tornou um dos setores com os maiores benefícios da produção da carne alternativa, se não o maior deles. Para te provar isso, selecionamos algumas das principais vantagens, confira:
Menor emissão de gases
A primeira delas é justamente a diminuição da emissão de gases poluentes que vão direto para a atmosfera e que potencializam o efeito estufa e aumentam os malefícios do aquecimento global, gerando cada vez mais problemas no meio ambiente.
Isso acontece porque, como a maioria das carnes alternativas derivam de vegetais, plantas e legumes, o processo de industrialização feito com os animais não acontece, o que diminui e muito a produção desses gases.
Reduz o desmatamento
De acordo com um estudo feito pela Boston Consulting Group, acredita-se que as carnes alternativas possam diminuir o desmatamento em até 56% até o ano de 2050, algo surpreendente, assim como um bom serviço de execução de piso de alta resistência.
A produção de carne animal é uma das grandes responsáveis pelo aumento do desmatamento florestal, o que faz a fauna e a flora do mundo acabarem aos poucos, por isso as carnes alternativas surgem como uma forma de diminuir esse problema.
Mantém a essência da natureza
A natureza, em sua essência e preservação, é uma das coisas mais saudáveis e lindas que temos o privilégio de viver e sentir. Entretanto, ações como a produção da carne animal e diversos outros problemas acabam acabando com o seu potencial aos poucos.
Por isso, o consumo e produção das carnes alternativas também é uma forma de garantir que a natureza se mantenha em sua essência pura e natural ao máximo possível, evitando agentes externos que possam destruí-la.
Diminui o desperdício de água
Por fim, mas longe de ser menos importante, as carnes alternativas também ajudam na diminuição do desperdício de água, que pode ser usado em muitas áreas, tanto para ajudar no processo de confecção de uma porta blindada ou até mesmo para regiões de seca no país.
A produção de cerca de um quilo de carne gasta, em média, 15 mil litros de água, o que gera um enorme desperdício que coloca o mundo e o meio ambiente em perigo em meio a uma situação onde a água doce está acabando aos poucos.
Esses são apenas algumas das diversas vantagens do consumo das carnes alternativas para o meio ambiente, provando como elas podem mudar e ajudar muito a natureza e tudo o que faz parte dela.
Considerações finais
O consumo de carne animal está longe de ser um erro ou um crime, pelo contrário, é algo completamente comum, normal e saudável, principalmente no Brasil. Se você se sente bem consumindo esse tipo de carne, não pare por influências externas.
Dessa forma você conseguirá se alimentar bem e, quando quiser e sentir vontade, poderá apostar nas carnes alternativas para experimentar o gosto de algo diferente e ver como as plantas, verduras e até mesmo as frutas podem abrir um mar de sabores e pratos diferentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário