| Estado
registrou mais de 329 mil negócios com contas em atraso; Serasa
Experian oferece serviços que ajudam a saúde dos empreendimentos do
início ao fim | São Paulo, 26 de outubro de 2022 – O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian
revelou que, dos 6,3 milhões de negócios com contas em atraso em
setembro no Brasil, 329.174 foram da Bahia, sendo o estado com mais
empreendimentos no vermelho no Nordeste. Além disso, a quantidade de
dívidas negativadas na região foi de 1,9 milhões, com valor total de R$
4,8 bilhões. O levantamento ainda mostra que esses empreendedores têm em
média 6 dívidas por CNPJ. Confira o ranking completo no gráfico abaixo: | | Cenário Nacional Na
análise geral de empresas inadimplentes no país, o montante de dívidas
negativadas atingiu 44,6 milhões em setembro, totalizando o valor de R$
105,2 bilhões somente no mês de referência. A maior parte dos débitos
foram contraídos dentro da categoria “Outros”, que engloba fornecedores e
parceiros. Confira os números completos nos gráficos abaixo: | | Para
o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, mesmo que algumas variáveis
econômicas demonstrem melhora, como a queda da inflação, para reverter o
quadro de inadimplência é preciso de mais tempo. “A diminuição da
inadimplência depende de uma melhora contínua e prolongada. Estamos
começando a ver um cenário mais estabilizado agora, mas é necessária uma
tendência positiva consolidada para que esse índice de fato comece a
regredir”. Rabi também explica que a inadimplência é um indicativo em
cadeia. “Quando os consumidores conseguirem limpar seus nomes, vão
quitar suas dívidas com as empresas. Essas, por sua vez, com um melhor
fluxo de caixa, poderão honrar os compromissos financeiros com parceiros
e fornecedores e, dessa forma, a inadimplência da pessoa jurídica tende
a diminuir”.
Outro
recorte do índice mostrou que a representatividade dentre os negócios
negativados é maior no setor de Serviços (53,3%). Em sequência estão:
Comércio (37,7%), Indústria (7,8%), Setor Primário (0,8%) e Outros
(0,4%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Na
Avaliação por Unidade Federativa, o estado de São Paulo hospedou a
maior fatia dos negócios com o nome no vermelho. Outras regiões que
tiveram destaque foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Veja no
gráfico abaixo as informações na íntegra: | | Micro e pequenas empresas são maioria dentre as inadimplentes
Em
setembro, o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian
também revelou que 5,6 milhões de negócios de micro e pequeno porte
estavam negativados. Um aumento de 5,0% na comparação ano a ano. O setor
de Serviços teve a maior participação, de 52,2%, seguido pelo Comércio,
com 39,4%. Em sequência estavam as Indústrias (7,9%) e Demais (0,5%).
De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa
Experian, Cleber Genero, “as empresas menores tendem a demorar mais
tempo para se reerguer, mesmo com a economia estável, por isso é
importante planejar uma organização financeira e buscar soluções
práticas que auxiliem a cobrança assertiva de clientes e a renegociação
de dívidas com parceiros e fornecedores”.
Serasa Experian ajuda empresas a ficarem no azul A
Serasa Experian tem o compromisso de ajudar os empreendedores a
manterem a saúde dos seus negócios sempre em dia com oferta de
capacitação gratuita por meio dos conteúdos no blog oficial, além de
ferramentas que ajudam no planejamento financeiro e inteligência de
mercado. Desde a abertura da empresa até consulta de Score e das dívidas
pelo CNPJ, tem sempre um produto perfeito para cada empreendimento. Clique aqui para acessar! |
|
|
| Você também lê esta notícia no site: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian
A
Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações
para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de
solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção
até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas
quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país,
que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo
conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome
Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à
Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de
consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a
tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente
orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo
para a transformação do mercado de soluções de informação, com a
incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e
tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A
Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes
momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho
para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos
clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus
dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de
suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem
decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de
forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de
identidade e crime.
Empregamos
cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em
novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar
todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está
listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE
100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa. |
|
|
| Equipe de Relações com a Imprensa | Victória Bernardes | (55 11) 9 7556-5011 | victoria.bernardes@edelman.com Viviane Garcia | (55 11) 3060-3366 | viviane.garcia@edelman.com |
|
|
Todos os direitos reservados | |
|
|
Não deseja mais receber nossos e-mails?
Você pode descadastrar seu e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário