Renovada, a Renault Oroch se desprende do irmão Duster para seguir carreira solo. E faz isso ao ganhar coração novo para enfrentar as rivais.
Com ajustes pontuais, a Oroch Turbo simplificou até o nome e chega com proposta de ser uma alternativa às mais fracas VW Saveiro e Fiat Strada, ambas com motores aspirados.
Adotando o mesmo motor 1.3 TCe de Duster e Captur, a Oroch Turbo entrega até 170 cavalos e 27,5 kgfm, além de transmissão CVT, que foca mais na economia.
Custando R$ 137.100, a Renault Oroch Outsider perigosamente custa quase o mesmo que uma Fiat Toro Endurance e isso para a picape da Renault não é nada bom…
Índice
Por fora…
A Renault Oroch Outsider 2023 surge com a frente portando o bumper com faróis de milha, assim como a identificação do modelo estampada na frente, com faróis de neblina abaixo.
Com visual robusto, as laterais apresentam protetores adicionais nas saias de rodas e base das portas, com reforço na proposta com retrovisores pretos e barras longitudinais no teto.
Além das maçanetas pretas e grafismo lateral, a Oroch Outsider tem ainda vistoso santantônio com barra de proteção no vidro e capota marítima. As rodas aro 16 polegadas são exclusivas.
Já as lanternas traseiras possuem lentes escurecidas e a tampa renovada destaca o nome Oroch, firmando a mudança de perfil do produto, independente do Renault Duster.
Por dentro…
No interior, a Renault Oroch Outsider emprega o mesmo padrão de acabamento do Duster 2023, porém, o painel difere em alguns aspectos, como o display da multimídia.
Elevada, ela melhora a visão do sistema de entretenimento e navegação, com projeção sem fio para Android Auto e CarPlay, além da câmera de ré.
O novo arranjo fez surgir um porta-objetos na parte central, porém, a Renault manteve o ar condicionado automático com displays digitais nos botões, ainda que visualmente mais simples.
Já o volante com novo design não segue o Duster 2023, tendo comandos do piloto automático e limitador, mas o comando fica lado do ajuste dos retrovisores, no painel.
Os difusores de ar metalizados ajudam a dar um visual mais elaborado ao interior, que continua sendo muito simples, mesmo com acabamento em couro nas portas e assentos.
Na instrumentação, o quadro difere também do Duster, tendo conta-giros, nível de combustível e temperatura da água analógicos, com velocímetro e computador de bordo digitais.
A Oroch Outsider 2023 tem ainda apoio de braço para o motorista, enquanto o porta-luvas dispõe de iluminação. O porta-copos duplo é pequeno e coberto por um carregador wireless.
Este não vem de série, sendo um acessório da Renault. As portas têm pouco acabamento, mas apresentam elementos exclusivos para a picape Oroch 2023.
Atrás, o espaço é reduzido, suficiente para viagens não muito longas, tendo três lugares com cintos de 3 pontos e apoios de cabeça.
Na caçamba, seus 683 litros são suficientes para levar muita coisa, tendo proteção plástica e ganchos de amarração, além da capota marítima. A tampa, no entanto, não tem amortecimento.
Por ruas e estradas…
Já visto com 100% da força entregue nas rodas devido a um defeito no controle de estabilidade, o motor H5Ht é bem forte, mesmo com os sistemas ligados.
Com quatro cilindros, turbocompressor e injeção direta de combustível, o 1.3 TCe é um propulsor com 162 cavalos na gasolina e 170 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm.
Tendo um ótimo torque de 27,5 kgfm a 1.600 rpm nos dois combustíveis, o H5Ht tem 1.332 cm³ e usa uma arquitetura modular, como do motor Firefly da Stellantis.
Tendo respostas pontuais ao acelerador, mesmo com o modo Eco, o motor da Oroch Turbo garante excelente saída e torna a condução no trânsito ou na estrada, ótima.
As retomadas também dão à Oroch Turbo um diferencial enorme para as demais picapes leves, graças não só à potência maior, mas também ao torque.
O CVT com simulação de oito marchas tem boa calibração e apresenta deslizamento suave, sem segurar demais o giro e tornando as respostas mais imediatas.
Ainda assim, se fosse um automatizado de dupla embreagem, por exemplo, o motor entregaria toda sua força, mesmo com uma ou duas marchas a menos.
Para quem busca mais agilidade, existe o modo manual na alavanca de transmissão CVT, mas limitada pelo gerenciamento eletrônico do conjunto motriz.
O giro do motor alcança pouco mais que 5.500 rpm e corta, mas ele trabalha muito bem entre 1.500 rpm e 3.500 rpm.
Com oito simulações de marcha, o CVT é suficiente para a proposta da Oroch, que visa manter o consumo adequado. No etanol fornecido no tanque do carro de avaliação, ele rendeu 7,3 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.
Isso foi pouco abaixo do Duster 2023, porém, a Oroch é maior e mais pesada que o SUV da Renault. A picape roda a 110 km/h em 1.850 rpm, permitindo assim maior conforto ao dirigir.
Uma ressalva ao funcionamento do motor H5Ht é ser bem ruidoso, apresentando certos barulhos que parecem defeitos, ainda que não sejam de fato (espera-se).
Na condução, um ponto negativo é a direção eletro-hidráulica, que torna o volante pesado em manobras, mais que um hidráulico. Ao dirigir, a impressão ruim passa.
Robusta, a Oroch Turbo não tem o que reclamar, com suspensão traseira multilink e uma boa calibração, que filtra bem a buraqueira, mesmo as mais grotescas encontradas em nossas ruas.
Como tem acabamento espartano, a Oroch se beneficia de menos materiais que poderiam fazer barulho no interior e em pisos ruins, nada fica chacoalhando ou gerando vibrações.
A suspensão elevada também ajuda na condução, gerando boa estabilidade em curvas dentro e fora da estrada, bem como no conforto a bordo.
Os freios atuam bem, sem exageros, mesmo não tendo disco de freio nas rodas traseiras, que usam tambores. Sem ficar pulando ou quicando em ondulações, a picape se mostra agradável.
A Oroch Turbo dispõe de controles de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em rampa. Na segurança ainda, existem airbags laterais.
Por você…
A Renault Oroch Outsider 2023 se destaca por conta de seu potente motor, assim como pelo uso da caixa CVT, que confere uma condução linear e economia ao produto.
O pacote de equipamentos poderia ser mais generoso e eficiente, tendo por exemplo, uma direção elétrica no lugar da eletro-hidráulica.
O piloto automático antiquado, assim como algumas simplificações depõe contra o conjunto. A tampa da caçamba devia ter amortecimento, reduzido a uma haste sob o capô (o Duster tem duas).
Ainda assim as mudanças valeram a pena em comparação com o modelo anterior. Mas, o preço de R$ 137.100 é alto se comparado aos R$ 137.098 da Fiat Toro Endurance.
Maior e mais potente, a picape da Fiat só não tem capota marítima e rodas de liga leve, porém, o conteúdo é maior, em especial na segurança.
Assim, entre Oroch Outsider e Toro Endurance, fica difícil não optar pelo produto da Fiat.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Renault Oroch Outsider 1.3 TCe 2023
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo
Cilindrada – 1.332 cm³
Potência – 162/170 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 27,5 kgfm a 1.600 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – CVT de 8 marchas simuladas com mudanças manuais na alavanca
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,8 segundos
Velocidade máxima – 189 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.850 rpm
Consumo urbano – 7,3 km/litro (etanol)
Consumo rodoviário – 9,5 km/litro (etanol)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Eletro-hidráulica
Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 16 com pneus 215/65 R16
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.719 mm
Largura – 1.834 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.634 mm
Entre eixos – 2.829 mm
Peso em ordem de marcha – 1.432 kg
Tanque – 50 litros
Caçamba – 683 litros
Capacidade de carga – 650 kg
Preço: R$ 137.100
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