Ao
longo dos últimos anos as mulheres têm assumido o protagonismo no mundo
corporativo, embora com exemplos de liderança feminina sendo cada vez
mais compartilhados, há muito que evoluir quanto a posição de mulheres e
principalmente das mães em cargos de liderança.
A
representatividade feminina é sempre um tema abrangente que gera muitos
debates e é uma forma de estimular cada vez mais mulheres a se
encontrar e principalmente se posicionar diante do ambiente corporativo e
da sociedade.
Pensando nisso, A TRIWI (www.triwi.com.br), consultoria em Marketing Digital, apresenta uma pesquisa exclusiva sobre o “Protagonismo das mulheres nas empresas”, realizada
entre os dias 22 de fevereiro a 22 de março de 2022 onde foram
entrevistadas 21.435 empresas em todo o Brasil.Com o intuito de
compreender a representatividade das mulheres e das mães no meio
corporativo.
Questionamos
sobre a existência de mulheres negras em cargos de chefia, assim como
mulheres com deficiência. Levantamos dados sobre o grau de
instrução, além do espaço para mães no quadro de funcionários, entre
outras.“Mesmo com o avanço de mulheres alcançando cargos executivos e de
liderança nas empresas, nos últimos anos percebemos uma queda no número
de mulheres que são mães ocupando esses cargos nas empresas". Comenta
Sabrina Benatti, Gerente de Marketing da TRIWI.
Dados
apurados mostram que as mulheres ainda estão em desvantagem no mercado
de trabalho, mesmo sendo a maioria, a nível populacional.
A
pesquisa abordou todo o Brasil, sendo: 52,4% das empresas entrevistadas
do Sudeste, 18,3% do Sul, 5,6% do Centro Oeste, 8% do Norte e 15,7% do
Nordeste.
Quanto
ao segmento das empresas, 42,2% são do setor de Serviço, 33.9%
Indústria, 10,4% Comércio, 5,3% do setor de Agronegócio e 8,2% de
Tecnologia.
O
percentual de mulheres nas empresas ainda é baixo, em pesquisa
realizada em 2020, as empresas contavam com 27% das mulheres ocupando
mais de 50% dos cargos nas empresas. Em 2022 esse número caiu para 18%.
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