MEDIÇÃO DE TERRA

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segunda-feira, 30 de maio de 2022

Marketing phygital: qual a importância para o aumento de vendas?

 


Por Marcos Guerra

São poucos os clientes que preferem conduzir sua jornada de compras 100% apenas no ambiente físico ou online. Estratégias simples e homogêneas que, antes, faziam sentido, se transformaram e abriram portas para um novo perfil de consumidor: o omnichannel, que preza pela integração destes ambientes. Diante deste novo cenário, apenas o marketing phygital é capaz de atender à essa crescente demanda.

Denominado pela união dos termos em inglês physical (físico) e digital, ele defende a essencialidade em conciliar ações de marketing tanto no ambiente presencial, quanto online – trazendo uma experiência muito mais especial e assertiva diante das necessidades do consumidor moderno.

Benefícios do marketing phygital para as empresas

O poder de escolha deve estar, a todo momento, nas mãos dos usuários. Ao ter a possibilidade de adquirir qualquer produto ou serviço em seu canal preferido, o processo de compras se torna muito mais fluído, garantindo uma satisfação excelente ao final de sua aquisição e, acima de tudo, conquista de crescentes aumentos de vendas.

As vantagens em garantir essa experiência integrada com agilidade e personalização, são inegáveis para a produtividade dos negócios. Como prova disso, um levantamento realizado pela Distrito mostrou um investimento de cerca de US$ 3,2 milhões no marketing phygital pelo setor varejista – considerado como um dos segmentos que mais se destacou em meio à pandemia.

A reinvenção e adaptação são estratégias constantes em toda companhia. Nessa missão, existem diversos canais e ferramentas despontando no mercado, apresentando inúmeros benefícios para o aumento de vendas. Dentre eles, o RCS (Rich Communication Service) é uma das maiores apostas do Google, por viabilizar o envio de recursos multimídias aos consumidores e tornar a comunicação mais leve e atrativa.

De forma parecida, o SMS também permanece sendo usado por diversas empresas ao redor do mundo. Mesmo sendo um recurso menos tecnológico quando comparado com outras novidades, seu envio de mensagens de maneira praticamente instantânea é um dos maiores atrativos, possibilitando um relacionamento mais próximo e personalizado entre as partes.

O uso de QR Codes também se intensificou consideravelmente nos últimos anos, principalmente dentre os estabelecimentos físicos. Eles representam opções de interação ricas para os comerciantes, permitindo que seus clientes migrem da experiência presencial à online para pesquisar a fundo seus produtos, finalizar uma compra ou, até mesmo, compartilhar sua satisfação com o atendimento prestado.

Como implementar o marketing phygital

Não faltam opções eficazes para aqueles que desejam se aventurar no marketing phygital. Entretanto, para qualquer estratégia escolhida, o conhecimento aprofundado sobre o público-alvo é indispensável para evitar desabonos com a marca.

Em um exemplo prático, não adianta direcionar a maior parte dos investimentos nos canais digitais de um negócio, se a maior parte de seus consumidores não se identificar com esse meio, como é o caso de pessoas idosas. A possibilidade de enfrentarem dificuldades em lidar com os recursos tecnológicos, por mais simples que sejam, será definitivamente elevada.

Uma boa margem de sucesso do marketing phygital dependerá, obrigatoriamente, de uma união fluída entre os ambientes e, acima de tudo, de uma navegação funcional e amigável do online, com a mesma facilidade ao adquirir qualquer item em ambos os canais. Com o foco em criar a melhor experiência do cliente possível, todo negócio terá enormes chances de fidelizar cada vez mais clientes e prosperar no mercado.

Marcos Guerra é Revenue Director na Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel.

 

Sobre a Pontaltech:

https://www.pontaltech.com.br/

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.



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Nathalia Bellintani


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