Fotógrafo aproveita o clima para registrar "paisagens europeias" no lugar.
Morador montou uma estação meteorológica dentro de casa na zona rural.
No mês de julho, a temperatura média na cidade gira em torno de 8º C a 9º C, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), clima ideal para quem gosta do frio. E gostar é pouco para o fotógrafo Leonardo Bueno, que aproveita os melhores ângulos justamente quando a temperatura está próxima a 0º. "Tem que gostar muito. Eu acordo às 4h e subo a montanha para poder registrar tudo", conta.
A recompensa está no arquivo pessoal do artista, com paisagens que dariam lindos quadros. A foto acima, em que aparece uma casa vermelha em meio à geada, até parece que foi feita na Europa.
O Pico da Bandeira é um dos lugares preferidos para Bueno fotografar. Do alto dos 1,6 mil metros de altitude é possível ver Maria da Fé encravada na Serra da Mantiqueira, além de tudo que há em volta. Pouso Alegre (MG) e Itajubá (MG), além do Observatório Astrofísico de Brazópolis (MG), são vistos do alto em meio a vários picos na paisagem.
Uma outra imagem, que mostra o nascer do sol em um dia de muita neblina, faz com que o vale pareça um mar. "Aqui o frio é normal e para mim rende muitos troféus", fala o fotógrafo, se referindo às fotografias.
da Fé (Foto: Reprodução EPTV)
Cidade gelada
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Maria da Fé é a cidade que registra as menores temperaturas do Sul de Minas, seguida por Caldas (MG) e o distrito de Camanducaia (MG), Monte Verde.
Nos últimos 18 anos, a menor temperatura registrada em Maria da Fé foi em 2000, quando fez -4,5º C no dia 18 de julho. Em 2011, a cidade registrou a segunda menor temperatura neste período, com -3,7º C. Mas ano gelado mesmo foi 2000, quando os termômetros registraram a terceira menor temperatura em 18 anos, com -3,5º C no dia 17 de julho e -2,9º C no dia 22 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário