MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ocupação de hotéis na Serra de SC aumenta entre 20% e 30% em 2013


Números são em comparação com o mês de julho de 2012.
Expectativa é que movimento caia com fim das férias escolares.

Luíza Fregapani Do G1 SC

Neve em Santa Catarina foi considerada histórica (Foto: Marcos Oselane Vargas/Divulgação)Neve e frio na Serra são principais atrativos para turistas (Foto: Marcos Oselane Vargas/Divulgação)
Os hotéis da Serra catarinense registraram ocupações recordes neste mês de julho. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ivan Cascaes, a ocupação hoteleira dos municípios de Urubici, São Joaquim, Lages, Bom Jardim da Serra e Urupema cresceu de 20% a 30% em relação ao mesmo período de 2012. "O resultado foi excelente, mas a expectativa é que caia o movimento, principalmente com o fim das férias escolares", explica Cascaes.
Segundo o secretário de Turismo de São Joaquim, Eduardo Sobânia, todos os leitos hoteleiros e também os de hospedagem alternativa foram utilizados. "Nunca tinha visto a cidade tão cheia quanto neste mês de julho. Fizemos um chamado na rádio, convidando a população a se cadastrar para receber os turistas em suas residências e conseguimos acomodar 600 pessoas em casas de famílias durante o período".
Moradores de Benedito Novo se divertem com a neve (Foto: Jéssica Persuhn/Arquivo Pessoal)Moradores de SC divertem com a neve
(Foto: Jéssica Persuhn/Arquivo Pessoal)
O secretário explica que, além do resultado de ocupação no mês de julho, 2013 foi o primeiro ano que a cidade conseguiu quebrar a sazonalidade. "Desde janeiro estamos com ocupação boa nos hotéis da cidade. Por causa das temperaturas amenas, entre 17ºC e 20ºC o ano todo, somos um grande atrativo para quem quer fugir do calor do verão, por exemplo", explica. "Nesta época os turistas podem aproveitar também passeios mais gastronômicos, como visitas às vinícolas, colheita da maçã e a produção do mel de canudo-de-pito, um dos melhores do mundo".
Mas, o grande atrativo da região é o inverno. "O frio é turístico. Sempre que há previsão de neve, a cidade lota. Este ano, a mídia do país inteiro anunciou frio e neve históricos. Os brasileiros querem ver neve no próprio país", explica.
Durante a semana com frio histórico em Santa Catarina, Eduardo disse que a casa do turista, no Centro de São Joaquim, chegou a funcionar 24h. "Durante três dias, a casa não fechou. Os visitantes queriam ficar acordados, esperando pela neve. Em uma das noites, tínhamos entre 140 e 180 pessoas no local", diz.
Nos meses mais frios do ano, a cidade realiza o Festival de Inverno, que segue até 20 de agosto. "Temos toda uma estrutura, com exposições, apresentações culturais, para incentivar que os turistas conheçam mais da nossa história e região", comenta.
"Em agosto deve ter mais previsão de neve e mais frio. A expectiva é grande para o que o inverno ainda tem a nos proporcionar", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário