MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Indígena que entregou carta ao papa Francisco volta ao Tocantins


A carta pede para que o líder da igreja interceda pelas causas indígenas.
Os indígenas retornaram cheios de esperança.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Ronaldo Xerente (esq p/ dir.), Levi Xerente e Adriano Karajá se encontraram com o papa (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)Ronaldo Xerente (esq p/ dir.), Levi Xerente e
Adriano Karajá se encontraram com o papa
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
Os três indígenas que foram ao Rio de Janeiro para se encontrarem com o papa Francisco desembarcaram em Palmas, nesta terça-feira (30).
Eles chegaram cansados, mas emocionados. Adriano Karajá foi o indígena que entregou a carta ao líder da Igreja Católica. No documento, ele pede que o santo padre interceda pelas causas indígenas junto ao governo brasileiro. "Nós mesmos escrevemos ela e entregamos nas mãos do papa e lá  trata de vários assuntos, que vêm destruindo as reservas indígenas".

Um dos pontos fortes da carta é o que pede mais justiça e saúde e menos violência aos povos. A carta menciona ainda os conflitos de terra que ameaçam as áreas indígenas. "O papa Francisco pode sim interceder junto ao governo, junto ao congresso, [para] que possa deixar a vida dos povos, na maneira que eles vivem, na sua maneira, em paz", disse o missionário das causas indígenas, Carlos Augusto.

Adriano Karajá entregou a carta ao papa Francisco (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)Adriano Karajá entregou a carta ao papa Francisco
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
Os indígenas, motivados pela simplicidade do papa, voltaram ao estado cheios de esperança. "Naquele momento, em que ele pegou em mãos a nossa carta, eu me senti fortalecido, que nós somos capazes de cumprir nosso dever", afirmou Levi Xerente.

Ronaldo Xerente acredita que a carta pode fazer diferença. "Daqui para a frente uma resposta boa vai sair, essa é a nossa esperança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário