MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Maior São João do Cerrado, no DF, homenageia Niemeyer em palco 3D


Evento ocorre de 7 a 11 de agosto, no Ceilambódromo, em Ceilândia.
Programação inclui shows de nomes como Alceu Valença e Elba Ramalho.

Do G1 DF

Um palco 3D, com projeções de algumas das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília, é a principal novidade da edição 2013 do Maior São João do Cerrado, que acontece entre os dias 7 e 11 de agosto, no Ceilambódromo, em Ceilândia. O evento terá ainda diversas atrações típicas do Nordeste, casamento coletivo com cem casais, festival de dança folclórica e shows musicais com artistas como Alceu Valença, Elba Ramalho, Aviões de Forró e Calypso. A entrada é franca.
Com o tema "Oscar Niemeyer e os candangos nordestinos que vieram construir as obras do mestre", a festa vai acontecer em um local com mais de 60 mil metros quadrados. São esperadas 800 mil pessoas nos cinco dias do evento.

O palco principal do evento tem 60 metros de largura por 20 metros de altura. Nele, serão projetadas imagens com os principais monumentos de Brasília criados por Niemeyer. Entre as obras que serão projetadas, estão o Congresso Nacional e a Catedral Metropolitana.
Banda Calypso foi a grande atração do São João de Campina Grande na noite de quarta (4) (Foto: Divulgação/CodecomCG)Banda Calypso vai gravar um DVD ao vivo durante a festa (Foto: CodecomCG/Divulgação)
"Em 2007, eu fui até ele [Niemeyer] levar a planta do Maior São João do Cerrado, quando ele ia fazer o Ceilambódromo. Ele refez o projeto, fez adequações e nos escreveu uma carta dizendo 'tive a preocupação de estudar melhor como se faz a cultura nordestina para projetar o Ceilambódromo'. Isso foi um grande feito porque foram os candangos nordestinos que contruíram as obras desse grande arquiteto", afirma a organizadora da festa, Edilane Oliveira.
Alceu Valença  (Foto: Luna Markman / G1)O cantor Alceu Valença, atração da festa
(Foto: Luna Markman / G1)
Programação musical
Os shows musicais da festa reúnem nomes da música nordestina e artistas que trabalham com vertentes do forró e de canções tradicionais dos festejos de São João.

Na abertura da festa, na quarta-feira (7), os shows musicais ficam por conta das bandas Mala 100 Alça e Aviões do Forró. Na quinta, sobem ao palco o músico Geraldinho Lins e a banda Calypso, que vai gravar um DVD ao vivo a partir da apresentação no Maior São João do Cerrado.

Na sexta-feira, as atrações são Adelmário Coelho e Alceu Valença. A programação musical prossegue no sábado com Amazon e Elba Ramalho. A festa termina no domingo, com a apresentação do grupo Garota Safada.

Casamento coletivo
Um dos destaques do Maior São João do Cerrado é o casamento coletivo, com a participação de 108 casais, que foram selecionados desde abriel. Além da cerimônia, os casais vão ganhar festa, produção das noivas e uma noite de núpcias em um hotel de Brasília. Os noivos também  podem levar os padrinhos e até quatro convidados . Entre os presentes, estão um par de alianças, buquê, trajes emprestados e um DVD com imagens da festa.
Elba Ramalho (Foto: Divulgação / Clélio Tomaz)Elba Ramalho (Foto: Divulgação / Clélio Tomaz)
Um pedaço do Nordeste
Outras atrações da festa são os espaços que reproduzem características da cultura nordestina. Já na entrada do São João, a "Vila Borborema" terá 12 casinhas de fachadas coloridas e uma rua calçada de paralelepípedos para receber o público. O local é uma réplica da Vila Nova da Rainha, montada para homenagear Campina Grande. No interior das casas, há trabalhos de artesanato e outras formas de arte.

O Sítio "Seu João" é um rancho com paredes de barro e traços do interior nordestino. O público também vai poder dançar nas "Ilhas do Forró" e saborear comidas e bebidas típicas nas barraquinhas.

Um dos espaços terá peças de artesanato do Mestre Vitalino. Inspirado no Alto do Moura, o museu é montado para receber obras originais do grande mestre pernambucano. O neto do artista é quem faz a demonstração das peças. Essa homenagem é um reconhecimento ao São João de Caruaru, referência nacional.
Decoração da festa "O Maior São João do Cerrado", que acontece no Ceilambódromo, em Ceilândia, no DF  (Foto: Divulgação)Decoração da festa "O Maior São João do Cerrado", que acontece no Ceilambódromo, em Ceilândia, no DF (Foto: Divulgação)
Para as crianças, o "Mamulengo" vai oferecer atrações circenses, brinquedoteca, parque de diversões e teatro de bonecos. A vila terá ainda umcoreto,como nas cidades do interior, montado no centro da festa para a apresentação de poetas, cordelistas, emboladores de coco, repentistas, violeiros e trios de forró.

O São João do Cerrado também será palco do Festival Internacional de Dança Folclórica. Para iluminar as noites de festa, a organização vai montar uma fogueira de 15 metros de altura.

“O Maior São João do Cerrado”
Local: Ceilambódromo – em Ceilândia
Data: 07 a 11 de agosto
Horário: a partir das 18 h
Entrada Franca
Classificação indicativa: 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário