Quantas
vezes fazemos um conteúdo elaborado, de qualidade e com informação,
mas, o resultado são apenas algumas semanas de tráfego orgânico? Saiba
como aplicar um tráfego de alta qualidade para manter sempre um bom
engajamento em suas mídias!
Ao
realizar um conteúdo para a sua página, seja ele em formato de fotos,
blog ou até mesmo vídeos musicais, obter um tráfego de alta qualidade
não é tão complicado se o material que está sendo entregue é relevante e
bom para quem o estará consumindo. O problema vem depois, quando o engajamento começa a cair.
Já
se deparou com essa questão ao fazer qualquer tipo de conteúdo, mesmo
sendo um tráfego pago? Ele anda por algumas semanas, e depois para.
Parece que todo o trabalho feito nele foi jogado ao lixo, não é mesmo?
Mas, e se dissermos que existem sim maneiras de que isso não volte a acontecer? Como?
Mais conteúdo.
Mais?
Calma! A New Music Brasil, vamos te ajudar a entender o que é um bom tráfego, como fazer uma gestão de tráfego, os cinco tipos de tráfego e os cinco passos para obtê-lo.
Antes do que tudo, vamos entender um pouco sobre o que é um tráfego de alta qualidade?
Afinal, o que é um tráfego de alta qualidade?
O tráfego é a palavra denominada para explicar todo o alcance, visitas e visualizações que as páginas, sites, perfis em redes sociais, vídeos em plataformas virais como o TikTok, blogs, YouTube e streaming recebem.
Em outras palavras, ele é uma métrica baseada em acessos que todos os tipos de conteúdo recebem diariamente.
Mas o que difere um tráfego de um tráfego de alta qualidade?
O tráfego de alta qualidade é aquele que realmente causa impacto no usuário que o está consumindo. Ou seja, ele irá fazer com que essa pessoa compartilhe o conteúdo com outros possíveis interessados naquilo, que, podem, também, fazer o seu compartilhamento, formando uma cadeia de engajamento.
O
compartilhar é uma das funções mais importantes do tráfego, por isso
ele está alojado como de alta qualidade. As plataformas e os portais de
mídias sociais, entendem que quando o seu conteúdo está sendo
compartilhado por várias pessoas, ele é um conteúdo bom e merece receber
ainda mais destaque pela plataforma.
Quais são os quatro tipos de tráfego?
Atualmente existem cinco tipos de tráfego, sendo eles:
1. Tráfego orgânico;
O
orgânico significa que está sendo gerada uma audiência sem nenhuma
forma de pagamento. Ou seja, de maneira espontânea. O público orgânico é
aquele que chega no seu conteúdo através por meios de pesquisa,
palavras-chaves, conteúdos relacionados e compartilhamentos.
2. Tráfego pago;
O
pago investe em anúncios no Google e nos canais da Meta, como Facebook e
Instagram. Como o nome diz, o tráfego pago exige que seja feito um
pagamento para que o seu conteúdo atinja quem você queira que atinja.
Contudo, é necessário ter em mente que quem pode fazer esta estratégia deve estar devidamente habilitado para isso.
3. Tráfego direto;
O
direto se dá quando o possível consumidor do seu conteúdo digita
diretamente na barra de pesquisa o seu nome, o seu site ou a sua música.
Em outras palavras, é quando o cliente já foi fidelidado e agora está em busca por mais informações.
4. Tráfego referência;
Neste caso é utilizado a estratégia de link building, ou seja, é onde um usuário clica em um link ou conteúdo seu que está disponibilizado em outro site.
5. Tráfego social;
Gerado a partir das redes sociais.
Este tipo de tráfego é o mais utilizado quando falamos em marketing
digital musical, visto que, uma boa estratégia para lançamentos musicais
deve ser atrelada às redes sociais.
Agora que você sabe quais são os tipos de tráfegos, vamos a pergunta mais aguardada?
Então, como fazer uma boa gestão e obter um tráfego de qualidade?
O
comércio digital, hoje em dia, seja em qualquer área, está crescendo
cada vez mais, chegando a tomar proporções gigantescas a cada ano que
passa. E, para sempre estar gerando um tráfego bom, seja ele de maneira
orgânica ou paga, é necessário passar por algumas estratégias.
Além
das coisas básicas como oferecer produtos de alta qualidade, um site
compatível com diferentes telas, uma experiência única e personalizada
para o cliente, dentre outras coisas, que ajudam a manter um cliente.
Contudo, é necessário sempre estar reinventando todas as estratégias para aumentar cada vez mais o tráfego do seu conteúdo. Por isso, separamos cinco passos para obter o tráfego de alta qualidade com um alcance incomparável.
Contudo,
lembre-se de que é de extrema importância sempre estar monitorando
essas estratégias para ver onde elas podem melhorar, como podem melhorar
e, caso necessário, trocá-la por alguma que faça mais sentido no atual momento da sua página ou carreira.
1. Dê preferência para conteúdos evergreen
Os conteúdos evergreen são aqueles que sempre estão verdes. Em outras palavras, aqueles que servem para qualquer momento.
Jornalisticamente falando, são chamadas de pautas frias, ou seja,
aquele conteúdo que pode ser engavetado e retirado para publicação a
qualquer momento, visto que, ele sempre será relevante.
2. Reutilize conteúdos antigos
Às vezes o que precisamos para que conteúdo emplaque mais uma vez é reutilizá-lo, mas com uma palavra chave diferente.
Você pode pegar conteúdos que foram usados há meses, basta apenas
atualizá-los. Dessa maneira, quem chegou recentemente em seu perfil ou
página, estará também a par dos conteúdos anteriores.
3. Feche parcerias com influencers
Hoje em dia um dos maiores portais de divulgação são os influenciadores digitais.
Eles são responsáveis por falar diretamente com grandes públicos, sejam
jovens ou públicos totalmente nichados. Vale a pena fechar uma parceria
com um influencer que faça sentido com o seu público-alvo.
4. Construa um link building
Montar
um link building com outras páginas é de extrema importância quando
pensamos em um tráfego referência. Ao ter o seu conteúdo linkado em um
lugar que seja parecido ao teu, outras pessoas que já frequentavam
aquela página, automaticamente irão se interessar pela sua. Monte parcerias com outras pessoas para trocarem links e divulgações.
5. Invista nas redes sociais
As redes sociais, hoje, são sim um dos maiores portais de divulgação, especialmente quando falamos em marketing digital e em marketing musical digital.
Nas redes sociais é onde podemos encontrar a maioria dos públicos-alvos
para realizar os devidos direcionamentos dos seus conteúdos.
Não hesite em sempre estar mudando as suas estratégias para sempre manter um bom tráfego em sua página. Isso é saudável para o crescimento da sua carreira ou do seu comércio.
Entender como funciona a Internet é fundamental, e, por isso, é importante sempre estar a par do que realmente está funcionando naquele momento.
Se gostou do conteúdo, não esqueça de mandá-lo para um amigo que também tenha interesse!
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