A sociedade de uma forma geral vem tendo uma atenção cada vez maior para o conceito de sustentabilidade, estando em busca de melhores estratégias acerca de tudo que possa ter algum tipo de contato com a natureza, cenário que leva à sustentabilidade corporativa.
Um conceito no qual as empresas passam a observar melhor a maneira com que lidam com uma série de tópicos, incluindo o seu despejo de resíduos, a forma e a quantidade em que retira matéria-prima da natureza, além do espaço em que ocupa no meio ambiente.
Cada um desses pontos devendo ser visto com atenção se levarmos em conta o histórico tradicional da relação entre as empresas e a natureza, onde existe apenas uma extração sem nenhum tipo de cuidado dos recursos naturais, prejudicando o solo e outros campos.
Junto a isso ainda existe a questão da poluição, no qual o avanço da sociedade, muito atrelado ao desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos, acabou também por aumentar a quantidade de gases poluentes que foram sendo jogados na atmosfera.
Isso em um ritmo no qual é possível identificar um índice baixo de qualidade feito a partir de qualquer análise de ar ambiente feita próxima a uma região industrial. Resultados esses que passaram agora a serem vistos com preocupação diante dos seus impactos.
Até porque os efeitos do aquecimento global, um resultado direto da emissão de gases poluentes e da quantidade de lixo produzido no mundo, vem se mostrando cada vez mais presente, resultando em dias mais quentes, chuvas fortes e mudanças drásticas de clima.
Enquanto a população vem buscando fazer a sua parte com um consumo mais controlado de água, energia, além da disposição correta do seu lixo produzido no seu dia a dia, existe uma parte a ser cumprida pelas empresas, grandes responsáveis pela poluição.
Tudo a ser devidamente acompanhado por um serviço de monitoramento ambiental realizado em cima dos resultados alcançados por uma empresa, de forma a identificar se não existe uma relação direta entre os lucros e os seus impactos à natureza.
E é por isso que o público vem exigindo um comportamento mais preocupado por parte dos grandes empreendimentos diante da sua relação com o ambiente em que se encontra, tendo atenção a essa ideia de sustentabilidade.
Mas antes de exigir tal tipo de aplicação pelas empresas, é necessário compreender a fundo a que se refere esse conceito em particular.
Como funciona a ideia de sustentabilidade?
A ideia de sustentabilidade está associada a um sistema no qual os recursos naturais do planeta são tratados com a sua devida importância, diante de um processo onde é preciso não apenas retirar do meio ambiente para garantir que ele seja renovado.
Um conceito que pode estar alinhado a diferentes tópicos, tais como a agricultura, a produção de energia, a pecuária, o uso de terras para construções diversas, ou seja, tópicos variados que reúnam o valor do meio ambiente para o sustento da sociedade.
Conceito que de uma forma geral aborda o processo onde se busca manter uma harmonia entre o ser humano e a natureza, o que envolve desde os seus recursos naturais até as outras espécies com que o homem divide espaço, como animais e até mesmo plantas.
Com base nessa importância, acaba por existir uma valorização cada vez maior a ser dada para os serviços de uma empresa de licença ambiental, responsável por analisar os impactos a serem causados por um negócio a ponto de liberar ou não sua permissão.
A partir da importância dada a esse contexto sustentável, acompanhando o aumento até mesmo de outros tipos de comportamento, tal como a filosofia vegana, é possível perceber uma exigência cada vez maior do público acerca da procura por esse mundo sustentável.
Uma ideia que faz até mesmo com que o meio comercial precise saber como se adequar a esse contexto sustentável, de forma a se manter positivo não só com o meio ambiente, mas também com seu público, diante de uma preocupação cada vez maior com o tema.
Tudo levando à noção do que hoje pode ser visto como uma sustentabilidade corporativa.
O conceito sustentável dentro das empresas
Essa ideia de sustentabilidade a ser trabalhada pelas empresas recebe o nome de sustentabilidade corporativa, lidando com a adoção de melhores práticas que garantam uma relação positiva entre o meio corporativo e o ambiente onde buscam se estabelecer.
É importante atuar agora ao lado de uma empresa de análise ambiental, utilizando dos serviços oferecidos por esse tipo de negócio de forma a identificar os pontos que precisam de atenção, em relação aos impactos causados por tal negócio na natureza.
Ação que faz parte da chamada sustentabilidade corporativa, um conceito que aborda todas as formas em que uma companhia busca responder à maneira em que tal negócio se encontra no meio ambiente, sendo algo a ser valorizado por seus diferentes benefícios.
Entre as vantagens obtidas por esse conceito sustentável a ser trabalhado junto das empresas é possível destacar:
Imagem positiva para uma empresa;
Economia de recursos;
Atração para novos investidores;
Engajamento com o público.
Ou seja, pontos que passam tanto pela imagem a ser criada a um negócio, garantindo assim uma atração diferenciada por parte de uma audiência. E isso não se resume somente aos clientes, passando também pela atenção do mercado e de outros investidores.
Sendo preciso apresentar ao público qual é o destino final de resíduos perigosos que foram produzidos por tal empreendimento, de forma a atrair o interesse de um público que possa desistir de um negócio unicamente por causa dos impactos ambientais causados.
Esses são alguns dos motivos pelos quais o conceito de sustentabilidade corporativa vem recebendo uma maior valorização, como algo capaz de garantir com que os melhores resultados possam ser alcançados sem que nenhum impacto ambiental seja causado.
Até porque a preocupação dos clientes com o tema pode ser responsável pela decisão de um público em desistir de uma possível compra, optando por negociar com empresas empenhadas em lidar com o tema, usando materiais recicláveis, por exemplo.
Situação que faz com que seja importante saber conhecer as mais diversas aplicações que podem estar associadas a essa garantia de sustentabilidade corporativa a ser adotada por um empresa, passando pela reciclagem e chegando a outras ações a serem trabalhadas.
Aplicando esse conceito sustentável no seu negócio
Se o público está cada vez mais atento a esse conceito de sustentabilidade corporativa, em busca de trabalhar apenas com negócios que lidem com o tema, é importante para quem gerencia um negócio hoje saber como responder a essa busca, otimizando suas ações.
O que no ramo da agricultura pode passar por práticas mais diretas, tais como a substituição por contaminantes pfas por outros compostos menos prejudiciais. Contudo, esse tipo de contexto também pode ser garantido junto ao ramo empresarial.
E para garantir a sustentabilidade corporativa nesse meio em particular, se destacam as seguintes ações e etapas:
Diagnóstico do seu negócio
O primeiro passo para garantir a eficiência sustentável de uma empresa é por meio de uma análise sobre a situação atual de uma empresa, o que inclui tanto os seus acertos como os seus erros em relação à sua harmonia a ser mantida com o meio ambiente.
Nesse sentido é indicado a realização de um relatório que aponte para tudo o que precise ser mudado em tal companhia, garantindo com que ela reaja melhor a esse conceito sustentável.
Alinhamento na companhia
A partir dessa análise é possível identificar quais são os tópicos que precisam ser melhorados em termos ambientais, uma ideia que precisa ser compartilhada com todos os setores da empresa, garantindo assim uma atenção total ao tema em especial.
Preparando seus funcionários
Da mesma forma em que a equipe profissional de um negócio é responsável por seus resultados, o mesmo pode ser dito em relação às práticas sustentáveis a serem adotadas por uma empresa em seu campo interno.
Pois da mesma forma em que uma fazenda precisa de uma outorga de água para poço artesiano para extrair esse tipo de recurso, uma empresa precisa treinar sua equipe para assim garantir uma melhor relação a ser mantida com o meio ambiente.
Então é importante estimular o seu público interno a adotar práticas simples, mas importantes, entre elas:
Desligar eletrônicos sem uso;
Economizar o uso de energia elétrica;
Depositar seu lixo no local correto;
Usar papel reciclável;
Substituir o uso de copos descartáveis.
Práticas comuns do cotidiano que podem ser adaptadas também para o meio empresarial, garantindo dessa forma a aplicação correta desse conceito de sustentabilidade corporativa, para assim se certificar de que a sua empresa conte com um novo atrativo ao público.
Principalmente se levarmos em conta que o público, até mesmo o industrial, não busca apenas por abraçadeira de poliamida preço quando resolver fazer suas compras, já que sua atenção pode estar também a pontos como a aplicação de um sistema sustentável.
Tudo para manter uma boa relação com o meio ambiente e, posteriormente, com o seu público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário