Especialista do Grupo FCamara comenta estratégia que ajuda a alavancar as vendas ao aumentar a taxa de conversão
Que a experiência do consumidor é essencial para qualquer varejista, não é novidade. Ainda assim, muitas lojas virtuais perdem potenciais clientes por não possuírem estratégias efetivas de conversão. Segundo o relatório CX Trends Latam 2022, realizado pela Zendesk, empresa de CRM voltado ao atendimento, 60% dos entrevistados procuram a concorrência após uma única experiência ruim em uma loja. A técnica de Conversion Rate Optimization (CRO), ou Otimização da Taxa de Conversão em português, ajuda a evitar essa experiência negativa, especialmente em datas comemorativas, como o Dia do Cliente, por exemplo, onde existe um maior fluxo de compras no e-commerce, e, a ideia é sempre gerar experiências rápidas e satisfatórias aos consumidores, e, ao mesmo tempo gerar, lucratividade ao lojista.
Isso porque o CRO é responsável por mapear e aplicar melhorias em cada etapa da jornada de compra e, assim, aumentar a taxa de conversão e garantir que o consumidor que entrou na plataforma de vendas finalize a transação. Uma equipe, geralmente composta por Product Owner, UX Researcher, UX Designer, Analista de Dados, Dev Front End e Analista de Qualidade, fica responsável por identificar pontos de otimização da plataforma, coletar dados e formular as melhores estratégias.
“Durante a jornada de compra, é possível que o cliente encontre atritos que o desmotivem na aquisição do produto ou serviço. Isso afeta a fidelização e, principalmente, a taxa de conversão. Por isso é tão necessário ter um squad voltado à experiência do cliente, identificando esses atritos e aplicando técnicas de CRO para solucioná-los”, explica Gustavo Pisani, diretor de varejo no Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.
Pisani aponta três vantagens que demonstram a importância de os varejistas aplicarem o CRO em seus negócios durante essas datas comemorativas (e sempre).
1. Reconhecimento da marca
A marca ser vista com bons olhos é essencial. Se o seu processo de compra for otimizado e intuitivo, ajudando o consumidor a obter o que precisa com mais facilidade, ele criará confiança na loja e pode se tornar um cliente frequente. Isso também se reflete nas ações dele após a experiência de compra, como fazer avaliações positivas da loja nas redes sociais e até mesmo divulgá-la de forma espontânea para outros potenciais clientes.
2. Maior número de vendas
A essência do CRO é direcionar esforços para aumentar a taxa de conversão. Sendo assim, uma plataforma otimizada, na qual não haja problemas no tempo de carregamento das páginas, por exemplo, favorece o usuário ao longo da sua jornada, estimulando-o a comprar o produto ou serviço oferecido. Naturalmente, o número de vendas aumenta, assim como a fidelização.
3. Retorno sobre Investimento (ROI)
Aplicar o CRO no e-commerce ajuda o lojista a investir nas estratégias ideais, a partir da identificação do comportamento do usuário. Assim, não se gasta tempo, esforço e nem orçamento em ações que, provavelmente, não trariam o mesmo retorno financeiro e resultados.
Sobre o Grupo FCamara
O Grupo FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B. Saiba mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário