A França é o primeiro grande mercado da Europa a verificar a liderança dos carros eletrificados em relação aos modelos movidos apenas por combustíveis fósseis.
No primeiro trimestre, o mercado francês viu 40% das vendas serem de carros elétricos e híbridos, marcando uma virada histórica no país.
Os carros movidos a gasolina representaram 38,3% das vendas no período e seguem numa queda geral do mercado local, que só em março caiu 20%.
Com a crise global de chips e outros problemas na cadeia de suprimentos, a França viu um movimento nos eletrificados, que aumentaram sua participação.
Outro motivo para a virada histórica são os crescentes incentivos fiscais para carros elétricos e também os altos preços dos combustíveis, especialmente gasolina e diesel.
Como você já viu em outra publicação, os franceses estão comprando cada vez mais os kits de conversão de gasolina para E85 (85% de etanol).
Isso tudo é em busca de preços melhores, já que o litro do E85 custa € 0,92 contra € 1,97 do derivado de petróleo, ou seja, menos da metade do valor da gasolina.
Diante da crise atual, agravada pela guerra na Ucrânia, a associação dos fabricantes de veículos na França nem elaborou projeções de vendas para 2022.
Por ora, não se sabe como o mercado reagirá diante desses fatores, que complicam ainda mais o cenário europeu.
Um nicho há três anos, os eletrificados franquearam passagem entre os carros a gasolina e diesel (16,5%), chegando ao topo em pouquíssimo tempo.
Com a pressão de algumas cidades, especialmente de Paris, contra os carros movidos por combustíveis fósseis, além de outros fatores já mencionados, os eletrificados rapidamente tomaram seu espaço.
Marcas como Renault e Peugeot iniciaram um movimento em direção aos elétricos, ainda que também apostem em híbridos plug-in.
Mesmo assim, as vendas de carros elétricos são lideradas pelo Tesla Model 3, seguido de Dacia Spring e Peugeot 208.
[Fonte: Reuters]
Nenhum comentário:
Postar um comentário