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sábado, 30 de abril de 2022

Ford confirma lançamento da F-150 no Brasil. Modelo chega em 2023

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas
HOJE EM DIA
 (Ford/Divulgação)

(Ford/Divulgação)

Desde que a Ford fechou suas fábricas no Brasil, a marca norte-americana resolveu deixar de ser uma fabricante de modelos de baixo custo para engrenar numa onda premium. Nos Estados Unidos, a marca de luxo da Ford Motor Company se chama Lincoln. Mas por aqui, os carros da marca adquiriram um status de automóveis da realeza.

De fato, a marca comercializa produtos mundanos dos Estados Unidos, mas que estão muito à frente do padrão de qualidade nacional. Razões que fazem com que ela posicione seu portfólio num patamar superior e atinja um público que ainda pode gastar de R$ 250 mil a R$ 500 mil num automóvel. É o preço que se paga para ter um pedacinho da América na garagem. 

E depois de importar o Bronco Sport, Mustang Mach 1 e Maverick, a Ford agora se prepara para trazer a picape F-150. A gigante chega para disputar terreno no segmento mais alto das caminhonetes, onde a rival Ram vendeu quase 3 mil unidades em 2021.

A marca confirmou a chegada para 2023. O anúncio foi feito durante um evento agrícola, que é o público alvo dessa picape, assim como as concorrentes da marca do carneiro maltês. </CW>

A F-150

A Ford F-150 faz parte da família F-Series. Trata-se do modelo mais vendido nos Estados Unidos há mais de 40 anos. Os volumes dessa picape humilham qualquer outro automóvel. É um carro que já vendeu mais de um milhão de unidades por ano e em seus piores momentos não ficou abaixo das 400 mil unidades.

A Ford, no entanto, ainda não bateu o martelo de qual será a versão e nem mesmo do pacote de conteúdos que a picape terá por aqui. Mas, a julgar pela estratégia de todos as marcas que apostam em importados por aqui, ela irá trazer o que há de mais sofisticado, para justificar o preço elevado.

Assim, podemos limitar em duas versões: Lariat e King Ranch. Nos Estados Unidos, seus preços variam de US$ 48 mil a US$ 59 mil, que numa conversão direta daria algo em torno de R$ 237 mil e R$ 291 mil. Com todos os custos de importação somados, podemos imaginar que hoje, os valores girariam em torno de R$ 400 a R$ 550 mil.

Motores

Por lá, a F-150 é oferecida com motores V8 5.0 (igual ao do Mustang) ou V6 EcoBoost 3.5, ambos a gasolina. Há também uma opção híbrida, assim como configurações 4x2 e 4x4, além de transmissão automática de 10 marchas. 

Por aqui, a turma do agro gosta de motor diesel, o que não é oferecido por lá, nem mesmo linha Super Duty, que conta com as versões F-250, F-350 e F-450, que podem equipadas com gigantescos V8 de 6.3 e 7.3 litros. 

Resta saber como ela irá resolver essa questão, pois a Ram oferece um generoso Cummins turbodiesel para os modelos 2500 e 3500. Mas sejamos francos, a Ford deveria mesmo trazer a versão Raptor. Pois trata-se de um carro de nicho, com comportamento esportivo e com argumentos mais emocionais para convencer um consumidor endinheirado a pagar US$ 70 mil dólares num dinossauro sobre rodas.

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