MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Torcedores chegam ao Bumbódromo de Parintins até 24h antes do Festival


Disputa de Caprichoso e Garantido começa na noite desta sexta.
Evento na Ilha de Parintins encerra no domingo.

Marina Souza Do G1 AM

Torcedores do boi-bumbá vermelho e branco (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Torcedores do boi-bumbá vermelho e branco (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
A ansiedade para o início do 47º Festival Folclórico de Parintins é grande. Em frente ao Bumbódromo, centenas de pessoas já se aglomeram à espera da abertura dos portões para a arquibancada. A festa dos bumbás Garantido e Caprichoso tem início nesta sexta-feira (29) e vai até o domingo (1º), no município a 369km de Manaus.
Movimentação de pessoas na área do Bumbódromo é grande (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Movimentação de pessoas na área do Bumbódromo é grande (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Do lado vermelho, a cozinheira Maria Socorro Maximino, de 49 anos, foi a primeira a chegar. Ela está na fila desde as 20h da quinta-feira (28). Segundo ela, o esforço é não só para conseguir o melhor lugar na fila, mas também garante diversão extra. "Venho de Manaus há 17 anos para esta festa. Estamos com todas as toadas na ponta da língua e 100% confiantes na vitória do Boi do Povão. Vamos mostrar para o contrário que sabemos fazer boi, não precisamos copiar", disse.

Pela primeira vez na Ilha Tupinambarana, o paulista Claudinei Antonielli, 54, veio sozinho conferir a festa que costumava assistir pela televisão. "Estou apaixonado por esta terra, pelo povo. Vim nos ensaios e achei muito lindo. A ansiedade para hoje a noite é muito grande. Só pelo ensaio já vi que o que existe nesta terra não é nem 10% do que a gente vê pela TV", destacou. O novato nos bumbás ressaltou ainda que o mais bonito no festival, para ele, é a rivalidade. "Eles são rivais, mas de uma maneira bonita. Ninguém odeia o outro, eles só amam seus bois, mas sabem que um precisa do outro", completou. Apesar de estar na ilha pela primeira vez, Claudinei já decidiu: seu coração é vermelho e branco.
Do lado do boi azul e branco, fila também é longa (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Do lado do boi azul e branco, fila também é longa (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
Para o professor Willis Siqueira, 37, ser o primeiro da fila é essencial. De acordo com ele, este posto na fila do Caprichoso é dele há 20 anos. "Sempre frequentei os currais em Manaus, era apaixonado pelo boi, aí decidi vir para Parintins e não consegui mais parar. Todo ano estou aqui e a emoção é sempre a mesma. Estamos muito confiantes da vitória. Viva a Cultura Popular!", ressaltou.
Torcedores usam sombrinhas para tentar driblar o calor na fila (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Torcedores usam sombrinhas para tentar driblar o calor na fila (Foto: Frank Cunha/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário