MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de junho de 2012

Pescadores fazem mistério para procissão de São Pedro, no ES


Procissão marítima acontece em Vitória no domingo (1º).
Pescadores escondem preparativos para decoração dos barcos.

Leandro Nossa Do G1 ES

A movimentação no píer dos pescadores da Enseada do Suá, em Vitória, mostra que algo diferente está prestes a acontecer na capital. A um dia da procissão marítima de São Pedro, os pescadores da região preparam os seus barcos para navegarem e, literalmente, desfilarem pela baía de Vitória. A procissão terá embarcações decoradas, e uma comissão julgadora vai premiar os que tiverem melhores alegorias. A procissão acontece a partir das 10h da manhã deste domingo (1º).
O pescador João Luiz Rodrigues, de 64 anos, participa desde criança da procissão e diz que o segredo é fundamental para uma boa decoração. "A gente sempre se prepara para a procissão, que é o momento mais esperado do ano para os pescadores de Vitória, e sempre acontece um mistério quanto à decoração dos nossos barcos. Às vezes a gente até esconde os enfeites um do outro porque acontece uma certa rivalidade. Os barcos enfeitados mesmo, a gente só mostra na manhã do domingo”, conta o pescador.
São Pedro sempre nos acompanha no mar"
Álvaro Martins
O presidente da Colônia de Pescadores de Vitória, Álvaro Martins, explica o motivo de tanta ansiedade e participação dos pescadores no evento. “São Pedro nos acompanha sempre nos mares, enfrentamos tempestades, está sempre com a gente, por isso merece essa homenagem de fé”.
Além de manifestar a fé, os pescadores aproveitam para fazer críticas sociais. “Este é o momento do ano que todos olham para a gente, para a nossa manifestação. Por isso, aproveitamos para decorar o barco com críticas, sátiras, coisas bem pensadas”, disse Robson Oliveira, de 39 anos, que vive da pesca há 20.
Pescadores estão ansiosos para procissão marítima (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Pescadores estão ansiosos para procissão marítima (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Devoção
São Pedro é conhecido popularmente como o santo protetor dos pescadores, e, logo, desperta boa parte da devoção dos homens do mar. Mas, em Vitória, São Pedro também divide o posto de padroeiro e protetor com uma santa que ‘observa’ toda a Baía de Vitória, Nossa Senhora da Penha. O Convento da Penha pode ser visto do píer dos pescadores, que também demonstram muita fé pela padroeira do Espírito Santo.
“Não podemos esquecer da santa, que está ali olhando para a gente, quando enfrentamos tempestades e problemas no mar. A homenagem é para São Pedro mas vale para todos os santos”, diz o pescador João Luiz Rodrigues.
Pescador Helson coleciona histórias em Vitória (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Pescador Helson coleciona histórias em Vitória
(Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Histórias de pescador
Como todo bom pescador que se preze, além da fé e devoção, eles têm excelente lábia para contar histórias. Helson Oliveira, de 64 anos, é um exemplo disso. “Aqui na baía de Vitória temos muitas tartarugas. Certa vez a tempestade atingiu o mar e meu barco acabou quebrando, fiquei à deriva. Uma tartaruga estava passando, peguei o casco dela, usei como barco e voltei para a superfície”, relata, aos risos, o homem que tem mais de 50 anos de pesca.
Entre as histórias, também há muitas confusões. “Por todo o mistério que a decoração dos barcos da procissão envolve, muita gente já brigou e até roubou os enfeites um do outro antigamente”, diz João Luiz Rodrigues.
Pescador Helson coleciona histórias (Foto: Leandro Nossa / G1 ES)Pescador Helson coleciona histórias
(Foto: Leandro Nossa / G1 ES)
Desvendando o mistério
Mesmo com todo o segredo, os pescadores Robson e João Luiz revelaram o que estão preparando para a procissão do domingo. “Vamos fazer uma crítica à pedofilia. Com faixas e um painel com recortes de jornais com as notícias, além de bonecos que representam quem pratica esse tipo de ação, a intenção é conscientizar o povo”, desvenda Robson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário