MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Agricultores do norte do RS apostam na produção de cevada


Área plantada com cevada cresceu 20% nesta safra.
Agricultores do estado estão finalizando o plantio das culturas de inverno.

Do Globo Rural
As semeadeiras ainda estão nas lavouras. O plantio de trigo no Rio Grande do Sul deve ser concluído até o fim do mês em 993 mil hectares.
Segundo a última estimativa da Emater, a área cultivada terá um aumento de 6,5% na área cultivada em relação ao ano passado, mas no município de Não-Me-Toque, no norte gaúcho, a situação é diferente.
A cooperativa local atende 15 municípios da região norte do estado, onde a área cultivada teve uma redução de 15% enquanto a de cevada, praticamente dobrou.
Em todo o estado, a área plantada com cevada, nesta safra, cresceu 20%.
Na propriedade de Almir Gorgen, a cevada vem ganhando destaque nos últimos três invernos. O ano passado, a lavoura ocupava 16 hectares, agora já são 28 hectares.
“A cevada hoje em dia está dando uma rentabilidade boa para o produtor e minha intenção, já no próximo ano, é aumentar ainda mais a área plantada. Estamos obtendo boa cobertura e as perdas são perdas", conta.
O cereal tem compra garantida pelas cervejarias da região. No fim da colheita, os agricultores já sabem quanto vão receber pela produção da próxima safra.
A expectativa dos produtores é colher entre 80 e 90 sacas por hectare. A média de preço é semelhante a da outra safra, quando eles receberam R$ 24 pela saca, apenas R$ 0,60 a menos que a saca de trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário