Evento é realizado na Usina do Gasômetro, das 9h às 18h.
Duas primeiras edições recolheram mais de 40 toneladas de lixo.
(Foto: Ricardo Giusti/PMPA, Divulgação)
O evento ocorre das 9h às 18h, no estacionamento da Usina do Gasômetro, seguindo o sistema de drive-thru. Um dos objetivos é promover a conscientização da população sobre a relevância do descarte correto dos equipamentos eletrônicos.
"Quando a população descarta esse material em local incorreto, esse lixo eletrônico causa uma série de problemas e doenças. O chumbo e mercúrio costumam ir direto para o solo, o que é ruim até para os animais e catadores que entram em contato com esses produtos nos lixões", explica a secretária municipal de Inovação e Tecnologia, Deborah Pilla Villela.
Nesta edição, como atração inédita, um robô de 2m30cm de altura, produzido à base de sucata eletrônica, foi colocado no local para interagir com os visitantes em tempo real. O protótipo tem um sistema operacional computadorizado que permite seu deslocamento, o possibilita falar com voz robótica e ainda ter articulação. Com efeitos de iluminação, ele ainda dança e abraça as pessoas. Uma tela multimídia de LCD no peito permite também a projeção de vídeos. O robô é movido por controle remoto.
Fora do período da feira, a prefeitura mantém quatro postos para coleta de materiais eletrônicos à disposição da população, em horário comercial, na Capatazia do Gasômetro: Avenida João Goulart, 158; Seção Norte: Travessa Carmen, 111; Procempa: Avenida Ipiranga, 1.200, e Capatazia da Glória: Rua Carvalho de Freitas, 1.012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário