JORNAL A REGIÃO
A Bahia registrou nesta sexta a primeira morte suspeita de intoxicação por metanol. O paciente, um homem de 56 anos, deu entrada na UPA da Queimadinha, em Feira de Santana, e faleceu na madrugada. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial.
O resultado só deve sair em sete dias, confirmando ou não a hipótese de intoxicação. Como medida preventiva, a Sesab já havia emitido orientação às unidades de saúde, às urgências e emergências para que estejam atentas a situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol.
Todos os casos devem ser imediatamente comunicados. O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do estado e de Feira de Santana. As secretarias informam que mantêm diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados.
Já há notificações de casos suspeitos e confirmados, incluindo sete mortes em São Paulo. A Sesab divulgou o telefone de contato do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, serviço para orientações sobre medidas de tratamento de intoxicações. O número é 0800 284 4343.
Nenhum comentário:
Postar um comentário