IDV projeta aumento nominal nas vendas do varejo para o primeiro trimestre de 2023 |
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Empresas
associadas ao IDV estimam aumento nominal das vendas de 4,0%, 4,8% e
5,1% para janeiro, fevereiro e março, respectivamente |
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Os
últimos dados do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto
para Desenvolvimento do Varejo), elaborado com base nas projeções feitas
pelas empresas associadas do Instituto e apurado pela EY,
projetam aumento nominal de vendas, sem descontar a inflação, de 4,0%,
4,8% e 5,1% para janeiro, fevereiro e março, respectivamente, sempre em
comparação com os mesmos meses do ano passado. Em dezembro, a variação
nominal registrada foi de 4,3% em relação ao mesmo mês de 2021, mas vale
ressaltar que está em declínio deste abril de 2022. Quando
descontado o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), o índice
projeta queda de 1,7% em janeiro e 0,6% em fevereiro e leve crescimento
de 0,8% em março, também em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em
dezembro de 2022 houve queda de 1,5%. No
IAV setorial, os seis segmentos apresentaram variação positiva em
dezembro de 2022: material de construção (2%), artigos farmacêuticos,
médicos, ortopédicos e de perfumaria (17,0%), móveis e eletrodomésticos
(8,0%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
(1,0%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (14,0%) e tecidos,
vestuário e calçados (8,0%). Em
relação às projeções nominais por setores, destaque para os de tecidos,
vestuário e calçados, que apresenta projeção positiva para os próximos
três meses (13,0% em janeiro, 17,0% em fevereiro e 27,0% em março);
artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (15,0% em
janeiro, 18,0% em fevereiro e 17,0% em março); móveis e eletrodomésticos
(8,0% em janeiro, 6,0% em fevereiro e 10,0% em março); artigos de uso
pessoal e doméstico (15,0% em janeiro, 12,0% em fevereiro e 13,0% em
março) e material de construção (7,0% em janeiro, 7,0% em fevereiro e
8,0% em março). Já
o setor de hiper e supermercados, alimentação e bebidas apresentou
projeção de queda de 2,0% em janeiro, leva alta de 1,0% em fevereiro e
nova queda de 1,0% em março. “O IAV tem antecipado com precisão o
que é efetivamente realizado pelo varejo com três meses de
antecedência”, afirma Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV. |
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Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)
Criado
em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das
vendas efetivamente realizas pelos associados do IDV (Instituto para
Desenvolvimento do Varejo), permite projetar expectativas para os
próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de
decisão dos executivos do varejo. Para se chegar aos números
apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios
resultados e suas expectativas sobre vendas nos meses seguintes.
Sobre o IDV
O
IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 72 empresas
varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos,
móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza,
cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados.
Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo
contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além
do desenvolvimento do varejo ético e formal.
Conheça as empresas associadas: Alesat,
Americanas S/A, Arezzo, Beleza na Web, Bob´s, C&A Modas, C&C
Casa e Construção, Cacau Show, Caedu, Calvin Klein Brasil, Carrefour,
Cencosud, Centauro, Companhia Sulamericana de Distribuição, Cybelar,
Dafiti, Decathlon, DPaschoal, DPSP, Estée Lauder, Ferreira Costa,
Frigelar, Gouvêa Ecosystem, Grupo Boticário, Grupo Avenida, Grupo Pão de
Açúcar, Grupo Soma, Habib’s, Inbrands, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo
Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Lojas Bemol, Lojas Cem, Lojas
Leader, Lojas Pompeia, Lyon, Magazine Luiza, Marisa, Marisol,
McDonald’s, Movida, Mundo do Cabeleireiro, Natura&Co, Nagem,
Netshoes, Novo Mundo, Óticas Carol, Pague Menos, Pandora, Panvel
Farmácias, Pernambucanas, Petz, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção,
Ráscal, RD (Raia Drogasil), Renner, Restoque, Ri Happy, Riachuelo,
Roldão, Saraiva, Sephora, Telhanorte, Tok&Stok, Via Varejo, Via
Veneto/Broosfield, Vivara e Zara.
Informações para a Imprensa
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Paulo Viarti – paulo@fonte.com.br
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