18
de janeiro de 2023 — Publicada em 21 de setembro de 2022, a nova Lei
vem alterar a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), e traz diversos
pontos positivos para garantia de direitos aos colaboradores, além de
fortalecer o senso ético nas organizações e ambientes de trabalho.
Entre as ações inovadoras, ressaltam-se:
- Flexibilização das jornadas de trabalho para mães e pais;
- Incentivo à capacitação e ascensão profissional de mulheres;
- Apoio para retorno ao trabalho após término de licença maternidade;
- Criação do selo “Emprega + Mulher” para reconhecimento de boas práticas nas empresas;
- Obrigatoriedade do Canal de Denúncias e Campanhas de Comunicação em empresas com CIPA.
A
Lei tem objetivo e foco especial para mulheres, e cria, portanto,
oportunidades e incentivo para a entrada e permanência de mulheres no
mundo do trabalho, provendo amparo para gestantes, mães e pais de filhos
com até 6 anos, e focando na prevenção e combate ao assédio sexual.
Canal de Denúncias e Campanhas de Comunicação: por que sua empresa precisa disso?
Já se sabe que são as mulheres as maiores vítimas de assédio sexual no contexto brasileiro.
Em
pesquisa realizada pela Aberje, 72% das participantes afirmaram já ter
sofrido assédio no ambiente de trabalho, e 77% afirmaram já ter
presenciado a vitimização de colegas dentro de empresas.
Por
isso, a nova Lei obriga, além da incorporação do Canal de Denúncias,
uma rotina de treinamentos e de Campanhas de Comunicação a serem
desenvolvidas pelas empresas, a cada 12 meses, no mínimo.
"O
objetivo é sensibilizar colaboradores quanto à gravidade da questão, e
capacitá-los a inibir esses comportamentos, principalmente por via do
próprio Canal", afirma Marcelo Gomes Borowski, Sócio e Diretor no Grupo
Compliance Total e Contato Seguro.
Dessa
forma, todas as pessoas que compartilham o ambiente de trabalho terão
consciência sobre os prejuízos que essas condutas trazem à saúde mental
dos colegas e ao clima organizacional.
Não
bastando apenas a presença do Canal de Denúncias, as Campanhas de
Comunicação fornecem ao colaborador informações sobre como proceder no
caso de sofrer ou testemunhar uma situação de violência e que conduta
deverá seguir dentro da organização.
Quais empresas precisam se adequar?
Todas as empresas que possuam Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA).
Estando
sujeitos a sanções e multas em caso de descumprimento, as empresas têm
até dia 21 de março de 2023 para implementar as mudanças exigidas pelo
novo regulamento.
Não
somente pelos possíveis prejuízos no orçamento, as empresas que querem
manter sua presença e fortalecer sua reputação no mercado de trabalho
serão grandemente beneficiadas pela implementação do Canal de Denúncias,
pontua Marcelo Gomes Borowski, Sócio e Diretor no Grupo Compliance Total e Contato Seguro.
Sobre a Contato Seguro
Criada
em 2008 e sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Contato
Seguro é uma empresa pioneira no oferecimento de uma solução
terceirizada de Canal de Denúncias, que une tecnologia de ponta, gestão
otimizada e suporte completo em todo processo de implementação e
comunicação sobre a plataforma.
O Canal está presente, hoje, em mais de 1.500 empresas de 37 países diferentes e atende em 12 idiomas.
Para mais informações, entre em contato via site, e-mail ou telefone:
https://canaldaetica.com.br/
conteudo@contatoseguro.com.br
+55 (11) 999 888 777
Sobre o Sócio-diretor da Contato Seguro, Diego Galvão
É advogado, formado pela PUC-RS, pós-graduado em Direito Processual Civil e sócio-diretor da Contato Seguro.
É
também sócio do escritório Galvão & Petter Advogados, da
consultoria Compliance Total e da plataforma digital Compliance Station,
voltada à implementação e gestão de sistemas de Compliance.
Diego atua há mais de 18 anos na área de consultoria empresarial.
Click no link para saber mais detalhes.
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