MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Conheça a cápsula do tempo que só será aberta no ano de 8113

 


A utilização de uma cápsula do tempo para registrar momentos históricos e até mesmo de cunho pessoal não é nenhuma novidade, e alguns dos elementos estão sendo registrados para as futuras gerações terem acesso a esse tipo de informação.

Isso pode ser feito tanto por pessoas comuns quanto por companhias, como uma empresa de síndico profissional que deseja deixar registros para o futuro da maneira como a profissão era executada.

É o caso da Cripta da Civilização, uma cápsula do tempo que fica em Atlanta, nos Estados Unidos. Ela é uma das mais polêmicas e ambiciosas cápsulas do tempo já criadas.

A estrutura da cápsula foi montada em 1937, e foi selada 3 anos depois. Ela guarda mais de 150 objetos, que incluem:

  • Brinquedos;

  • Fotografias;

  • Livros;

  • Registros em áudio.

A ideia é que a cápsula do tempo seja aberta apenas no ano de 8113, para que as pessoas dessa nova era tenham contato com elementos fundamentais da nossa sociedade, incluindo discursos de líderes mundiais da época.

A idealização da cápsula do tempo foi realizada por Thornwell Jacobs, historiador da universidade que guarda a cápsula. Sua inspiração foram as pirâmides do Egito, que foram abertas durante a década de 20.

Ao avaliar a situação das tumbas funerárias egípcias, Jacobs identificou que muito daquela civilização havia sido preservada por conta disso, o que o levou a criar um espaço para que no futuro esse tipo de ação seja repetida.

A inspiração nas pirâmides também foi responsável pelo período em que a cápsula ficou fechada. Isso porque Jacobs calculou um período aproximado entre o selamento das pirâmides e sua abertura para chegar ao ano de 8113 como abertura.

Há ainda na cápsula uma máquina chamada “integrador de linguagem”, para ensinar a quem abri-la como falar inglês. Essa foi uma preocupação de Jacobs, que não sabe se no ano de 8113 a língua ainda existirá, ou se será importante.

Dessa maneira, o conhecimento armazenado será mais facilmente compreendido pelas gerações futuras, que terão a possibilidade de se conectar com os itens armazenados na cápsula.

Esse tipo de ação é muito interessante, e pode permitir que uma empresa de locação de rolo compactador armazene curiosidades e informações relevantes de seu trabalho para gerações futuras.

Conceito de cápsula do tempo

Para conseguir compreender melhor as cápsulas do tempo é importante entender seus conceitos e origens, uma vez que esse tipo de elemento é muito utilizado por diversas civilizações.

Embora a Cripta da Civilização seja uma das cápsulas do tempo mais conhecidas, elas já existem há muito tempo. Sociedades antigas já possuíam esse costume por diversas razões.

Tanto gregos como romanos costumavam enterrar objetos, fosse por motivos religiosos ou não, o que permitiu que historiadores tivessem uma compreensão muito maior da sociedade na época.

Quando uma pessoa pensa em procurar por sílica gel comprar” é possível que ela vá para a internet em busca dos itens. Esse tipo de informação pode ser interessante para pessoas tentando entender como a sociedade de hoje funciona.

Uma cápsula do tempo nada mais é do que um recipiente que armazena objetos e informações comuns, possibilitando que o conteúdo seja preservado para novas gerações que a encontrem.

Normalmente, uma cápsula do tempo possui uma data de abertura, estipulada pelo grupo que está montando esse tipo de estrutura. Entretanto, não é incomum encontrar cápsulas do tempo sem informações sobre data.

Isso porque muitas pessoas criam suas próprias cápsulas do tempo, com memórias e registros de suas vidas, e que podem acabar sendo esquecidas pelo tempo, encontradas por historiadores ou por pessoas com acesso à região onde a cápsula estava.

Como uma empresa de resistência elétrica tubular bem sabe, o termo cápsula do tempo em si foi cunhado em Nova Iorque, no ano de 1938. Na ocasião, estava sendo selada a cápsula de Westinghouse, que está prevista para ser aberta no ano de 5000.

O objetivo de selar ou enterrar essas cápsulas é proteger os itens armazenados de intervenções humanas, principalmente nos casos em que existem objetivos com valor financeiro elevado, bem como dos efeitos de degradação do tempo.

A umidade, fungos e alterações climáticas podem deteriorar rapidamente muitos materiais que costumam ser armazenados nesse tipo de recipiente, tornando a proteção dos mesmos uma prioridade para que a cápsula atinja o objetivo desejado.

Cápsulas famosas

Embora poucas atinjam a notoriedade da Cripta da Civilização, existem diversas cápsulas muito importantes para a história, que foram encontradas em diversas situações diferentes.

A humanidade colocou cápsulas espaciais inclusive fora da terra, uma vez que diversas cápsulas do tempo estão no espaço, seja no formato de sondas ou discos de informação.

Algumas cápsulas possuem informações do dia a dia das pessoas, como informações sobre fivelas para cintos onde comprar, identificando a maneira como as pessoas interagem.

Um projeto em andamento tem o objetivo de registrar diversas mensagens pessoais do mundo inteiro e inseri-las em um satélite, que ficará cerca de 50.000 anos em órbita e depois retornará a terra para que as pessoas daquela era consigam receber as mensagens.

Considerada a cápsula do tempo mais antiga do mundo, uma caixa encontrada em Boston, nos Estados Unidos, possui cerca de 220 anos. O objeto foi armazenado por Samuel Adams e Paul Revere, considerados heróis da independência americana.

O objeto foi encontrado em 2015, com mensagens e retratos dos “pais fundadores”. Haviam ainda moedas da época e mensagens, que estão atualmente em conservação no museu.

Recentemente, trabalhadores de uma igreja na Polônia encontraram uma cápsula do tempo na torre da igreja, que foi considerada a mais antiga da Europa, e que se aproxima muito da idade da cápsula de Boston.

Dentro da cápsula, foram encontrados diversos documentos, escritos em alemão, detalhando a construção da igreja sob o local onde antes ficava um castelo. A cápsula continha ainda fotos, cujos registros datam do período de 1902 a 1903.

Por conta de elementos assim, as cápsulas do tempo geram muita curiosidade e interesse em especialistas e entusiastas de história, que buscam ativamente por esse tipo de informação e como utilizar com qualidade estes elementos.

As cápsulas são uma maneira interessante de registrar situações e momentos da sociedade, para ajudar as gerações futuras a entenderem o que levou-as até o momento em que estão e como não repetir erros do passado.

Algumas cápsulas utilizam estruturas pré fabricadas de concreto para conseguir proteger melhor os itens que estão dentro dela.

Críticas as cápsulas do tempo

Embora as cápsulas do tempo sejam muito populares, existem aqueles que discordam de sua praticidade, ou mesmo de sua utilidade. Isso porque existem dois modelos diferentes de cápsulas do tempo.

As cápsulas do tempo não intencionais são aquelas que acontecem por conta da passagem de tempo ou de elementos externos, como grandes impactos naturais.

Um dos exemplos mais conhecidos é a cidade de Pompeia, que foi vítima da erupção de um vulcão que moldou a cidade inteira, permitindo que historiadores encontrassem a cidade 1600 anos depois do acontecimento.

As cápsulas do tempo intencionais, por outro lado, são criadas por pessoas ou empresas, como as de conexões tigre água, para oferecer dados sobre a era atual, pensando no contato com gerações futuras.

Historiadores como William Jarvis, um estudioso de cápsulas do tempo, afirmam que cápsulas intencionais normalmente oferecem muito pouca informação útil, sendo muito mais um relato dos criadores da cápsula do que da sociedade como um todo.

Esses objetos que estão sendo inseridos em cápsulas mais atuais tem valor limitado do ponto de vista histórico, e podem passar poucas informações sobre a situação em que as pessoas que estão construindo a cápsula vivem.

Do ponto de vista histórico, a utilização de documentos, desenhos e até mesmo anotações pessoais tem muito mais valor do que itens industrializados ou outros elementos descartáveis.

Elementos tecnológicos, sobretudo, são criticados por historiadores, uma vez que não é possível prever se na data de abertura a tecnologia mais avançada conseguirá utilizar os recursos que estão sendo armazenados.

Sem o interesse para esse tipo de ação, as cápsulas do tempo podem acabar sendo esquecidas, ou então destruídas por falta de cuidados, seja por causas naturais ou não.

Por isso, é muito importante que a sua empresa de armário sob medida entenda o que colocar em uma cápsula do tempo para conseguir explorar todo o potencial desse tipo de ação.

Considerações finais

As cápsulas do tempo são itens que despertam o interesse e a curiosidade de muitas pessoas, por isso, conhecer um pouco melhor as possibilidades desse tipo de recipiente é muito importante.

Isso ajuda a determinar que tipo de itens serão inseridos, e a importância que cápsulas famosas como a Cripta da Civilização possuem para as próximas gerações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário