MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Chegada da Primavera pode trazer de volta surto da Síndrome Mão-Pé-Boca

 


O contágio pode acontecer em ambientes como clubes, aeroportos, creches, escolas e festas de aniversários


Tribuna da Bahia, Salvador
29/09/2021 18:25 | Atualizado há 3 horas e 5 minutos

Compartilhe
Foto: Divulgação

A primavera acabou de chegar e junto com ela um novo surto de uma infecção viral contagiosa, causada pelo vírus Coxsackie, da família dos enterovírus, pode estar se aproximando. Comum principalmente entre crianças menores de 5 anos, a Síndrome Mão-Pé-Boca foi considerada como um surto epidemiológico em Salvador e recôncavo no ano de 2019 e, esse ano, já registra um aumento expressivo do número de casos. 

“Embora possa acometer também os adultos, a síndrome é mais comum na infância. O nome da doença se deve ao fato do aparecimento de lesões na cavidade oral e erupções nas mãos e pés. A transmissão ocorre através do contato com secreções (saliva, líquido das lesões) e fezes, sendo sua prevenção diretamente relacionada com os cuidados básicos de higiene, como lavar bem as mãos”, explica a pediatra, Dra. Juliana Cabral de Oliveira. 

Embora não deixe sequelas, os sintomas da doença incluem febre, dor de garganta, recusa alimentar, mal-estar, prostração ou irritabilidade, salivação intensa (babar mais do que o normal), feridas dolorosas na boca, além de carocinhos vermelhos e planos nas palmas das mãos, solas dos pés, podendo aparecer também em cotovelos, bumbum ou joelhos. Vale ressaltar que, enquanto a criança apresentar sintomas, aftas na boca e as bolhinhas não estiverem secas, é importante ficar afastada do contato com outras crianças. 

Apesar de se tratar de uma doença com evolução normalmente benigna, é necessário ter atenção para o risco de desidratação devido à recusa alimentar e à baixa ingesta de líquidos. Geralmente, o quadro evolui com melhora em 7 a 10 dias após o início dos sintomas. 

Não existe tratamento específico ou vacina para prevenção. Os medicamentos prescritos são para alívio dos sintomas. “É importante oferecer os alimentos saudáveis preferidos da criança além de bastante líquido para não desidratar. Evitar alimentos ácidos, duros e quentes, pois eles podem piorar a dor, bem como garantir uma higiene bucal adequada para prevenir uma infecção secundária nas lesões orais”, alerta a médica.

Caso a criança evolua com irritabilidade excessiva, prostração excessiva, gemência ou recusa total de líquidos é recomendado consultar o pediatra e, na impossibilidade de contato, procurar a emergência pediátrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário