MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de setembro de 2021

DPU realiza vistoria em lares de idosos em Alagoinhas e Aporá (BA)

 

Defensoria Pública da União (DPU)


Nas visitas, defensores públicos federais atendem idosos em questões previdenciárias e de saúde

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou vistorias em sete instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) de Alagoinhas e Aporá, no interior da Bahia, dando continuidade ao projeto Lares de Idosos. A equipe atende as pessoas que vivem nessas instituições em questões envolvendo problemas em benefícios previdenciários e assistenciais e no acesso a remédios e tratamentos de saúde. A ação da DPU teve início nesta segunda-feira (27/09) e vai até sexta-feira (1º/10), o Dia Internacional do Idoso.
 
Cerca de 170 idosos vivem nas instituições a serem visitadas. No início dos trabalhos, a equipe da DPU ouviu relato da falta de fornecimento de insumos e medicamentos pelo poder público, além da ausência de tratamento médico por parte do programa saúde da família. Os idosos adoentados precisam ser levados às unidades de saúde e transportados de volta às custas da instituição de longa permanência, que se sustenta com o recebimento dos benefícios dos próprios idosos.
 
O projeto Lares de Idosos, consequência de acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), também busca atestar na prática a utilização do Auxílio Financeiro Emergencial, com a distribuição, pelo Ministério, de recursos do Fundo Nacional da Pessoa Idosa e da União a mais de 2,1 mil instituições de longa permanência para idosos de todo o país.
 
Projeto Lares de Idosos
 
A primeira etapa do projeto ocorreu no Distrito Federal, em 25 e 26 de agosto. Quatro instituições foram visitadas: Instituto Integridade, Casa do Candango, Casa do Ceará e Lar Cecília Ferraz de Andrade.
 
Na ocasião, o defensor público federal Ricardo Figueiredo Giori, coordenador nacional do Grupo de Trabalho Atendimento à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência, da DPU, informou que o objetivo do projeto Lares de Idosos é levar os serviços da defensoria às pessoas acolhidas nas instituições, muitas vezes em situação de extrema vulnerabilidade e com laços familiares rompidos. 
 
“Essas pessoas têm direitos a benefícios e a tratamentos na área de saúde que muitas vezes não estão sendo observados. O intuito dessa visita é prestar assistência jurídica integral e gratuita e ir em busca de direitos, já que as pessoas não podem ir à defensoria. Então vamos até elas”, destacou.
 
Antes das visitas às instituições, foram enviados questionários aos responsáveis pela administração, com questões sobre recebimento de benefícios da Previdência Social e relação de profissionais prestadores de serviço, a exemplo de cuidadores, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, entre outros. Informações sobre a vacinação contra a Covid-19 e óbitos registrados na pandemia, contatos dos idosos com os familiares, existência de programa de voluntariados e receitas e despesas também foram solicitados.
 
O defensor Ricardo Giori destacou que os principais critérios de seleção das instituições de longa permanência para idosos foram o Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH) baixo, a localização em municípios sem equipamentos de fiscalização e o fato de as entidades serem amparadas com recursos do Auxílio Financeiro Emergencial do governo federal.
 
Programação
27/09 - Lar Recanto da Paz (tarde) - Alagoinhas
28/09 - Lar de Idosos Nossa Senhora do Carmo (manhã) / Lar Substituto Lindaura Plácido Carvalho (tarde) - Alagoinhas
29/09 - Lar Franciscano Emma Barbetti (manhã) / Lar de Idosos Bezerra de Menezes (tarde) - Alagoinhas
30/09 - Associação Ebenezer (tarde) - Aporá
01/10 - Lar Substituto para Idosos Nova Esperança (manhã) - Alagoinhas
 



Defensoria Pública da União

Defensoria Pública da União (DPU)
Gloria Melgarejo / Érica Bianco
imprensa@dpu.def.br
(21) 96972-2081

Nenhum comentário:

Postar um comentário