MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Petrobras usa barreiras de contenção no Lago Paranoá, em Brasília


Barreiras serão colocadas em saída de galeria de águas pluviais.
Mancha atingiu lago nesta quinta; substância ainda não foi identificada.

Do G1 DF

Técnicos da Petrobras começaram a montar na tarde desta quinta-feira (17) barreiras de contenção na saída da galeria de águas pluviais por onde uma substância ainda não identificada causou uma mancha no Lago Paranoá, em Brasília. O Corpo de Bombeiros já havia instalado pela manhã três barreira de cerca de 15 metros cada na saída da galeria.
A substância que atingiu a água – supostamente óleo – poluiu uma área extensa do lago no Setor de Clubes Norte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as barreiras já instaladas na área próxima ao Iate Clube de Brasília também serão reforçadas.
Nesta tarde, funcionários do Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e um técnico da Petrobras fizeram um sobrevoo sobre o lago e constataram que a mancha estava se dissipando.
A Caesb recolheu amostras da água para tentar identificar a sustância que poluiu o lago e a sua origem. Segundo os Bombeiros, entre as possibilidades sobre a origem do derramamento estão as de resíduos de asfalto de obras de pavimentação da Novacap ou de caldeiras, garagens e lava-jatos.
Mais cedo, imagens aéreas mostravam que a mancha atingiu as áreas próximas ao Clube dos Fuzileiros Navais e o Iate Clube e também o Setor de Hotéis de Turismo Norte, avançando depois para áreas mais distantes da margem.
Funcionários preparam barreiras de contenção para serem usadas no Lago Paranoá, em Brasília, nesta quinta (17) (Foto: Lucas Nanini/G1)Funcionários preparam barreiras de contenção para serem usadas no Lago Paranoá, em Brasília, nesta quinta (17) (Foto: Lucas Nanini/G1)
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) enviou técnicos ao local para avaliar a proporção do problema. A Marinh, que é responsável pela fiscalização no Lago Paranoá em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental, também enviou equipe para o local.
O delegado-chefe da Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema), Ivan Dantas, afirmou que a polícia vai esperar os laudos técnicos dos órgãos responsáveis para investigar a responsabilidade pelo surgimento da mancha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário