MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Grupo ocupa prédio do Ministério de Minas e Energia em Brasília


Segundo a PM, 120 manifestantes fecharam as duas portas do prédio.
Movimentos pedem a suspensão do leilão do campo de Libra, no RJ.

Do G1 DF

Manifestantes ocuparam o saguão de entrada do prédio do Ministério de Minas e Energia, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (17).
Segundo a Polícia Militar, cerca de 120 integrantes de movimentos sociais fecharam, por volta de 8h, as duas portas de acesso do prédio, ocuparam o saguão de entrada e começaram a protestar em frente ao prédio.
O ato foi promovido pelo Movimento dos Sem-Terra, Via Campesina e Plataforma Operária e Camponesa para a Energia. O grupo pede a suspensão do leilão do da reserva de petróleo e gás situada no Campo de Libra, na Bacia de Santos (RJ) e quer uma audiência com o ministro.da pasta, Edison Lobão.
Segundo os manifestantes, movimentos sociais e sindicais entregaram no dia 20 de setembro uma carta à presidente Dilma solicitando uma audiência e a suspensão do leilão do Campo de Libra. As organizações reclamam que não receberam nenhuma resposta até o momento.
Na noite desta quarta-feira (16), trabalhadores da Petrobras e subsidiárias anunciaram que entraram em greve. A greve, aprovada por tempo indeterminado, quer impedir que os campos de exploração do pré-sal sejam gerenciados por empresas privadas.
O leilão de Libra é o primeiro que vai conceder áreas para exploração de petróleo e gás natural na região do pré-sal sob o regime de partilha de produção. A expectativa é que a produção seja de 1 milhão de barris por dia da área de Libra, a maior reserva de petróleo já descoberta no país.
Pelas regras da partilha, vencerá o leilão o consórcio que apresentar a maior parcela do óleo de Libra destinada à União. A Petrobras será a operadora única e sócia de todos os campos, com no mínimo 30% de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário