MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Polícia e MP investigam remédios vencidos encontrados em Macapá


Delegado suspeita de fraude em licitação ou compra excessiva.
Caminhões com remédios foram encontrados em 11 de outubro na CAF.

John Pacheco Do G1 AP

Parte dos medicamentos vencidos estava na carroceria de 2 caminhões (Foto: John Pacheco/G1)Parte dos medicamentos vencidos estava na carroceria de 2 caminhões (Foto: John Pacheco/G1)
As investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Amapá suspeitam de compra excessiva ou fraude em licitação para justificar a quantidade de medicamentos vencidos encontrados no dia 11 de outubro, em 2 caminhões e num depósito na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), em Macapá.
André Araújo, promotor da Defesa da Saúde (Foto: John Pacheco/G1)André Araújo, promotor de Defesa da Saúde do
Amapá (Foto: John Pacheco/G1)
A Delegacia de Crimes Contra a Fazenda Pública, responsável pelo inquérito criminal, está fazendo a contagem da quantidade de medicamentos encontrada. "Estamos verificando quando esses itens entraram na CAF, através da data de validade nas caixas, e estamos apurando junto com a Sesa [Secretaria do Estado da Saúde] os processos de compra para ver se não há nenhuma irregularidade. Esse é o processo mais demorado", detalhou o delegado César Ávila.
Outro ponto destacado pelo delegado é a variabilidade de prazos de validade, entre os anos de 2009 e 2013, o que descaracteriza a responsabilidade de apenas uma gestão da administração da CAF.
Medicamento cloroquina foi encontrado em grande quantidade (Foto: John Pacheco/G1)16 mil cartelas de cloroquina foram encontradas
(Foto: John Pacheco/G1)
O responsável pela Promotoria de Defesa da Saúde André Araújo afirmou que entre os itens encontrados estão medicamentos para tratamento de câncer, malária e latas de leite para nutrição de crianças alérgicas à lactose. Entre o material desperdiçado, há 16 mil cartelas, com 10 pílulas, cada, do medicamento cloroquina, utilizado no tratamento de malária.
Na esfera cível os responsáveis podem responder por desperdício de dinheiro público. O Ministério Público aguarda posicionamento da investigação da Polícia Civil para ingressar com uma ação criminal.
Entenda o caso
No dia 11 de outubro, a Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público do Amapá encontrou uma quantidade não estimada de medicamentos vencidos que estavam em 2 caminhões medindo 15 metros, cada um, na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá.
A descoberta dos medicamentos foi feita após denúncia ao Ministério Público. Segundo o promotor André Araújo, os medicamentos estavam armazenados há mais de 4 anos, com validades para os anos de 2009 e 2010. Alguns apresentavam vencimento para 2012 e 2013. Os remédios estavam acondicionados no pátio da CAF, na carroceria de 2 caminhões. Havia medicamentos também em um depósito na coordenadoria.
No local, havia antibióticos, anti-inflamatórios, medicamentos para uso controlado, soros antiofídicos e também grande quantidade de itens como agulhas, soros fisiológicos e conservantes térmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário