MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Atriz e palhaço protestam na Câmara de SP contra aumento do IPTU


Grupo que interrompeu fala de vereadores foi retirado e depois voltou.
Vereadores ouviram queixas e ameaças um dia após votação de imposto.

Roney Domingos Do G1 São Paulo

Atriz Mara Carvalho protestou contra vereadores nesta quarta-feira (Foto: Roney Domingos/G1)Atriz Mara Carvalho protestou contra vereadores
nesta quarta-feira (Foto: Roney Domingos/G1)
Um grupo de 20 manifestantes, entre elas a atriz Mara Carvalho, protestou na tarde desta quarta-feira (30) na Câmara Municipal de São Paulo contra os vereadores que votaram a favor do projeto de lei que aumenta o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir de 2014.
O projeto foi aprovado na noite de terça-feira, com 29 votos a favor e 26 contra. O texto prevê reajuste em 2014 limitado até, no máximo, 20% para imóveis residenciais e 35% para imóveis comerciais. Ainda segundo o projeto, em 2015 e em 2016 imóveis que já não tiverem recebido todo o reajuste no ano anterior poderão ter, em cada exercício, aumentos residuais de 10% para residências e de 15% para comércios.
Moradora em Cerqueira César, bairro nobre da capital paulista, a atriz disse que se mobilizou para o protesto desta quarta. "Eu convidei as pessoas que vieram e que discordam do aumento do IPTU", afirmou. A atriz afirma que ligou várias vezes para a Câmara para tentar obter mais informações sobre a votação e não conseguiu atendimento adequado. "Você se sente muito lesado", afirmou.
Do lado de fora da Casa, um homem vestido de palhaço também protestava com um cartaz: "o povo mais uma vez é feito de palhaço. Aumento do IPTU é roubo".
O presidente da Câmara, José Américo (PT), pediu que os manifestantes fossem retirados das galerias por estarem infringindo o regimento interno ao interromper o pronunciamento de vereadores.
Três mulheres chegaram a sair da galeria, conduzidas por policiais, e em seguida voltaram. Por causa da falta de quórum, a sessão foi interrompida.
Antes de deixar o plenário, vereadores tiveram que ouvir muitas queixas e ameaças: "Era para ser hoje a votação e vocês votaram ontem. Vocês não valem nada", disse uma manifestante. "Deram golpe no povão", gritou um outro manifestante. "Não alterem a urna em 2014. Vocês vão ter a resposta, seu bando de filhos de chocadeira", gritou novamente a mulher, observada por policiais militares.
Fora da Câmara, a atriz e dramaturga Mara Carvalho disse que ficou revoltada com a situação. "A PM tentou me retirar, mas eu não quis sair. Eles tentaram, mas eu não sairia por nada. Me agarrei no banco", afirmou.

Em nota, a Câmara afirmou que os vereadores Eduardo Tuma (PSDB) e Floriano Pesaro (PSDB) foram os primeiros a serem interrompidos pelos manifestantes. Posteriormente, em outra ocasião, o grupo interrompeu a fala de Paulo Reis (PT). 
A nota diz ainda que, segundo o artigo 378 do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, o presidente da sessão plenária deve assegurar o direito à palavra dos vereadores. Caso o público nas galerias interrompa, de maneira exaltada, o pronunciamento de qualquer um dos parlamentares, a assessoria militar poderá retirar a pessoa.
Palhaço protesta em frente à Câmara de SP nesta quarta-feira (Foto: Tiago Mazza/Futura Press/Estadão Conteúdo)Palhaço protesta em frente à Câmara de São Paulo (Foto: Tiago Mazza/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário