MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

São Paulo e Rio concentram metade das viagens corporativas no país


Em seguida vêm Brasília e BH; Buenos Aires e Miami lideram no exterior.
Mercado cresceu 13,3% de 2011 para 2012, diz associação de agências.

Do G1, em São Paulo

Metade das viagens corporativas realizadas no Brasil têm como destino o Rio de Janeiro ou São Paulo. No exterior, Buenos Aires, Miami e Nova York são as primeiras do ranking.
É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (31) pela Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas). Os dados revelaram também que houve um aumento de 13,3% no volume de vendas desse mercado de 2011 para 2012, com uma movimentação de R$ 11,5 bilhões no último ano.
No Riocentro, emprsas de telecomonicações expõe seus produtos e serviços na Futurecom (Foto: Lilian Quaino/G1)Feira no Riocentro, no Rio de Janeiro (Foto: Lilian Quaino/G1)
As viagens corporativas representam mais de 60% do volume de negócios da indústria de turismo no Brasil. Com 31 agências filiadas, a Abracorp é responsável por cerca de um terço da movimentação total do mercado nacional de viagens corporativas.
No ranking de destinos nacionais, São Paulo aparece em primeiro lugar, com 28% da participação no total das viagens intermediadas pelas 31 agências ligadas à associação. Em seguida vêm Rio de Janeiro (21%), Brasília (9%), Belo Horizonte (8%) e Curitiba (7%).
Fora do país, Buenos Aires é responsável por 16% do total, seguida por Miami (14%), Nova York (10%), Orlando e Paris (com 9%, cada uma).
Hotéis internacionais e de rede
O levantamento mostrou ainda que o volume arrecadado com reservas em hotéis internacionais teve um forte crescimento: 62,5% em um ano.
Segundo Edmar Bull, presidente da Abracorp, uma das explicações para isso é que os eventos maiores estão migrando para o exterior devido às deficiências da malha aérea nacional. “Se eu tenho um evento para 500 pessoas, não consigo levar todas no mesmo dia para Ilhéus, por exemplo, pois não há malha aérea suficiente. Mas consigo levar para o Caribe”, afirmou.
No caso da hotelaria nacional, o incremento foi menor, de 20,1%.
A diária média caiu em relação ao ano anterior nos hotéis dentro do Brasil: foi de R$ 219, contra os R$ 234 de 2011. Já a média das diárias no exterior teve um aumento de 25%: subiu de R$ 320,52 em 2011 para R$ 402 no ano passado.
Na hospedagem dentro do Brasil, houve uma concentração em hotéis de rede: eles foram responsáveis por 58,3% do total do volume gasto em 2012, contra 40,2% dos hotéis independentes e 1,5% de pousadas. As redes mais utilizadas foram Accor, Atlantica e Blue Tree, nessa ordem.
A companhia aérea que mais atendeu às viagens de negócios dentro do Brasil foi a Tam (com 38,3% do total), seguida pela Gol (30,6%), Azul (13,9%) e Avianca (6,6%).
A Tam também é a primeira no caso dos voos internacionais (18,2%), seguida pela American Airlines (12,1%) e pela Air France/KLM (8,9%).

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