MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Começa colheita do milho no PR e produção supera as expectativas


Agricultores do sudoeste do estado iniciaram o trabalho no campo.
Produção deste ano deve superar a de 2012 em 5%.

Do Globo Rural

No sudoeste do Paraná, as máquinas começaram esta semana a trabalhar nas lavouras de milho que já estão prontas para colheita.
Desta vez, o produtor Ademar Ecker acompanha o serviço com otimismo. Em sua propriedade no município de Itapejara D'Oeste, ele retirou em janeiro do ano passado apenas 50 sacas por hectare. Agora, a colheitadeira aponta para um número muito mais alto, serão 177 sacas por hectare.
O que explica esse aumento na produtividade é que na safra de verão do ano passado, as lavouras foram muito prejudicadas pela estiagem, o que não ocorreu este ano. Por este motivo, mesmo com uma área menor, a primeira safra de milho do ano no Paraná deve ser um pouco mais produtiva.
A última previsão da Secretaria da Agricultura aponta uma colheita de 6,9 milhões de toneladas, 5% a mais que a do ano passado.
São as lavouras que devem demorar ainda mais uns 10 dias para ser colhidas, àquelas que foram plantadas no fim do mês de setembro, que estão prometendo rendimento maior porque foram menos atingidas pela estiagem na fase da floração. As espigas agora estão bem cheias.
A expectativa para uma safra maior de grãos este ano fez muitas cerealistas do sudoeste do estado investirem em uma melhor estrutura de armazenamento. Na cooperativa em Itapejara D'oeste, o novo maquinário dobrou a capacidade de recebimento, que agora é de 120 toneladas por dia.
Em todo o Brasil, a Conab estima que a primeira safra de milho chegue a 34,7 milhões de toneladas, alta de 2,5% em relação à colheita do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário