MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Berbigão do Boca espera 100 mil foliões em 10 horas de festa em SC


Evento abre oficialmente as festividades do carnaval de Florianópolis.
Bonecos e decoração já estão prontos para a folia, que ocorre sexta (1).

Géssica Valentini Do G1 SC

Bonecos para o Berbigão do Boca já estão prontos (Foto: Daniela Walzburiech/G1)Bonecos para o Berbigão do Boca já estão prontos (Foto: Daniela Walzburiech/G1)
Cerca de 100 mil foliões são esperados durante as 10 horas de festa do bloco Berbigão do Boca, evento que ocorre na sexta-feira (1), no Largo da Alfândega, em Florianópolis. O evento é tradicional na cidade e abre oficialmente o Carnaval na capital catarinense.
A festa começou na Quarta-feira de Cinzas de 1992, quando sete foliões bebiam cerveja e reclamavam da ausência de festas na despedida do carnaval. "Primeiro cogitamos festas naquele dia. Depois, concluímos que estávamos desanimados porque o Carnaval não tinha sido bom. Faltava animação antes", explica Leonardo Garofalis, um dos organizadores. Paulo Bastos Abraham, conhecido como Boca, e o berbigão, tradicional molusco da Ilha de Santa Catarina, deram nome à festa.
Bloco acontece na sexta-feira (1) em Florianópolis (Foto: Daniela Walzburiech/G1)Bloco acontece na sexta-feira (1) em Florianópolis
(Foto: Daniela Walzburiech/G1)
Duas décadas depois, a festa reúne comida, bebida, cultura e samba. A programação inicia às 12h e ao longo da tarde os foliões encontram pratos à base de berbigão, música e dança. Além disso, bonecos homenageiam personagens do Carnaval de Florianópolis que já morreram, além de lembrarem o folclore da Ilha. "Temos bonecos que lembram o Boi de Mamão e outras pessoas como Lagartixa, rei momo por 30 anos, Beto Stodieck, colunista, e Franklin Cascaes, folclorista ", explica Leonardo. No total, são 35 bonecos.
A festa também inclui o Festival Gastronômico Prato de Berbigão, em que mais de 10 cozinheiros disputam o título de melhor 'berbigãozeiro'. "Preparamos toda a estrutura, com cozinhas improvisadas, e eles precisam provar que são os melhores com pratos à base de berbigão", diz.
Às 19h, ocorre o Arrastão do Berbigão, um desfile pelas ruas centrais do Centro Histórico de Florianópolis, comandado pelo Rei Momo, acompanhado da Corte, alegorias e do conjunto de bonecos gigantes. A ´passeata´ é acompanhada por uma banda com cerca de 200 componentes. O objetivo, segundo Leonardo, é animar os foliões e prepará-los para o Carnaval. "Vai ter escolas de samba, banda, marchinhas, bonecos, passistas e músicas tradicionais. É para todos os gostos, então não tem como dizer que não gosta ou não ficou animado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário