MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Casa noturna é interditada e outra notificada em Blumenau, SC


Fiscalização conjunta aconteceu na tarde desta terça-feira (29).
A partir da próxima semana, todos os estabelecimentos serão vistoriados.

Janara Nicoletti Do G1 SC

Uma casa noturna foi interditada e outra notificada, em Blumenau, Vale do Itajaí, durante uma fiscalização conjunta entre as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. A ação ocorreu na tarde desta terça-feira (29) após denúncias.
Durante as vistorias, os peritos identificaram que o Riska Faca apresentava uma modificação na estrutura que não consta no projeto aprovado pelos Bombeiros. "Houve a alteração do layout interno. A polícia interditou o local que só poderá voltar a funcionar depois de ser autorizado pelos bombeiros", destacou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do município, Daniel Gevaerd Müller.
Para voltar a funcionar, o dono do estabelecimento terá que incluir a modificação no projeto. Depois disso, precisará submeter à nova vistoria, quando será analisado se as alterações realizadas não comprometeram a segurança do local.
O proprietário da casa noturna, Bento Linhares, afirma que apenas uma porta foi retirada do corredor. "Ela era vai-e-vem e tiramos, justamente, por causa da segurança, para evitar que machucasse alguma pessoa". Linhares garantiu que o engenheiro já foi até o local e irá refazer o projeto. "Pedi para ele acelerar, mas não vejo motivos para a interdição. O local é bem ventilado, tem 23 janelas. Todo o material de revestimento não é inflamável", revelou o dono da casa, com capacidade para até 580 pessoas.
Outro local vistoriado foi a Choperia Expresso, que fica no centro da cidade. Müller reforça que toda a documentação está regular, mas o estabelecimento foi notificado porque não apresentava o laudo que indica a capacidade de público do local. "Eles têm até esta quarta-feira [30], para apresentar um ofício com o cálculo de capacidade de público. Eles precisarão colocar este documento na faixada da choperia", explicou. O G1 tentou falar com um representante da Choperia, mas não havia conseguido contato até 12h26.
Reunião define estratégias para fiscalizar casas noturnas
Na manhã desta quarta-feira (30), uma reunião debateu as ações de fiscalização nas casas noturnas de Blumenau. O encontro reuniu representantes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão, Bombeiros e polícias Civil e Militar, e outros órgãos.
Durante o encontro ficou definido que a partir da próxima segunda-feira (4), será feito um mutirão de fiscalização e orientação em todas as casas noturnas. "Vamos fazer uma lista para definir a prioridade das vistorias. Serão visitadas primeiro, as casas com maior público e depois passaremos para os estabelecimentos menores", revelou o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schurbde.
O cronograma de vistoria será divulgado nesta sexta-feira (1). Segundo Schurbde, a fiscalização ocorrerá em duas etapas: a primeira, durante o dia, verificará se a casa possui todos os itens de segurança e a documentação exigidos para funcionar. Na segunda fase dos trabalhos, os fiscais visitarão os estabelecimentos à noite, para se certificar de que a operação respeita os critérios estabelecidos em lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário