MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Nutricionista do 'Mexa-se' dá dicas de alimentação termogênica


Ideal é incluí-los na alimentação pelos menos duas vezes ao dia, diz.
Pimenta vermelha, chá verde, canela e gengibre estão na lista.

Do G1 SC

Para quem deseja perder peso, não existe nada mais termogênico, ou seja, que gaste mais energia do que os exercícios físicos. Porém, há também alguns alimentos que, devido as suas propriedades, geram um gasto maior de energia, aceleram o metabolismo e auxiliam na eliminação da gordura.
De acordo com a nutricionista Gismari Bertoncello, integrante da equipe de profissionais do quadro 'Mexa-se' do Bom Dia Santa Catarina, não existe uma quantidade estabelecida para o consumo deste alimentos. O ideal é incluí-los na alimentação pelos menos duas vezes ao dia, desde que não haja restrição médica. Além de contribuir para o emagrecimento, a alimentação termogênica possui propriedades anti-oxidantes e é capaz de ajudar no combate de várias doenças.
Confira os alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo:
Pimenta (Foto: Itaci Batista/Estadão Conteúdo)Pimenta (Foto: Itaci Batista/Estadão Conteúdo)
Pimenta vermelha: possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. O consumo do alimento estimula a liberação de endorfina, que ajuda a diminuir a vontade de comer. Estudos mostram que este potente antioxidante tem muitas propriedades benéficas, entre elas: analgésica, energética, expectorante, digestiva e vasodilatadora além de ação positiva na prevenção de doenças cardíacas. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada, fazer molhos ou aromatizar azeites.
Chá verde: a bebida proporciona muitos benefícios ao organismo, principalmente a prevenção à doenças, auxílio no emagrecimento, combate das taxas de colesterol e pressão arterial. O indicado é o consume de três xícaras ao dia, sempre preferindo a infusão com as folhas. Uma ideia é usar o chá como base de sucos, ao invés da água.
Gengibre: se consumido com frequência, o resultado pode ser o aumento de 20% no aumento do metabolismo. O ideal é mastigar um pedacinho por dia ou incluir o alimento em sucos.
Canela: a incorporação da canela na alimentação melhora o sistema imunológico. A nutricionista sugere que o alimento seja colocado no café ou no tempero de carnes.
Segundo Gismari, algumas pessoas podem não tolerar estes alimentos e ter alguns sintomas como ansiedade, taquicardia, agitação e nervosismo quando ingerem chá verde ou  chá mate. Estas bebidas também são contraindicadas para gestantes e pacientes com problemas estomacais ou que tenham anemia. A pimenta também pode piorar sintomas gástricos.
A nutricionista do 'Mexa-se' ensina duas receitas termogênicas:
Molho de salada termogênico:
1 colher de sopa de limão;
1 colher de sopa de água;
1 colher de sobremesa de azeite de oliva;
½ colher de chá de gengibre;
1 pitada de açafrão em pó;
Farofa funcional
50g de semente de girassol sem casca;
50g gergelim;
50g amêndoas;
50g farelo de aveia;
50g semente de chia;
5g canela;
Modo de preparo: Liquidifique ou processe todos os ingredientes. Conserve na geladeira em um pote de vidro escuro (embale com papel escuro) e fechado para proteger da oxidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário