Motorista filmou animal perto do Parque Nacional de São Joaquim.
Espécie está ameaçada de extinção; animal pode chegar a 70 kg.
Segundo o biólogo Maurício Grapel, coordenador do projeto Parques e Fauna, o leão-baio pode chegar a 70 kg, sendo uma espécie ameaçada de extinção. Além disso, é o segundo maior felino da América. "Apesar de poder habitar muitos ambientes diferentes, em Santa Catarina e ao longo da Mata Atlântica, de um modo geral, está restrito a áreas de remanescentes florestais onde há pouca atividade humana", explica.
Segundo o Capitão Rambusch, não há registros de ataques a pessoas, porém, já houve ocorrências de ataques a rebanhos de ovelhas. "Eles são principalmente atraídos pela disponibilidade proporcionada pelo manejo extensivo de rebanhos, principalmente de espécies mais vulneráveis, como cabras e ovelhas", completa o biólogo Maurício.
O comportamento, porém, é diferente na natureza. "Estes ataques em fazendas acontecem devido ao grande número de animais criados soltos e extremamente fáceis de serem abatidos. Na natureza, geralmente o leão-baio vai abater um único animal, pois animais silvestres são muito difíceis de serem capturados", diz o biólogo.
Porém, não é descartada a possibilidade de ataque a pessoas, já que o felino pode se sentir ameaçado. Se o animal for avistado em áreas próximas de residências, a orientação é procurar órgãos como Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária Estadual, Polícia Militar Rodoviária Federal ou Polícia Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário