Franco Adailton A TARDE
Além de preparo físico, é preciso fé para enfrentar um percurso de oito quilômetros, do Comércio à Colina Sagrada. A jornada tem início a partir das 9h, uma hora após a celebração de um culto inter-religioso no adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
São quase três horas de uma peregrinação que segue o fluxo da Rua Miguel Calmon, no Comércio, encontra a Avenida Jequitaia (Calçada) e converge na Avenida Fernandes da Cunha (Mares). Na reta final, a Avenida Dendezeiros é o caminho para a multidão chegar à igreja.
Presidente do bloco de afoxé, Agnaldo Silva antecede os pedidos de paz para a população que participa da festa. "Pedimos aos fiéis que respeitem o semelhante, para chegarmos bem", clama.
Fé - Morador de Maceió (AL), o professor Militão enfrentou dez horas de viagem, de ônibus, para reviver a experiência espiritual sentida em 2011. E trouxe um amigo. "Vim exclusivamente para a festa, movido pela fé, pela energia da cidade e do povo baiano", ele ressaltou, ontem, após conhecer o interior da igreja. "No ano passado, não sabia que ficava fechada no dia da lavagem", explicou.
Segundo o professor, a distância entre o Comércio e a Colina Sagrada não chega a assustar. "A gente nem sente o percurso passar", afirmou ele, que costuma caminhar três vezes por semana.
Estrutura - Para receber a multidão de devotos na lavagem, os poderes públicos municipal e estadual prepararam um esquema especial de trânsito e transporte [leia abaixo], saúde e segurança.
Por parte da Secretaria da Segurança Pública, cerca de 1.900 policiais (1.811 militares e 85 civis) vão assegurar a tranquilidade no cortejo. São três postos da Polícia Civil e 38 postos elevados de observação da Polícia Militar (PM).
Diretor de comunicação da PM, o coronel Paulo Afonso pede aos fiéis para não levarem objetos de valor nem muitos documentos. Crianças, diz, devem usar pulseiras com nome, telefone e endereço. "Que todos se armem de paz e alegria", desejou.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou três postos (Conceição da Praia, Estação da Calçada e Colina Sagrada). Duas ambulâncias também estão de prontidão para casos graves .
Nenhum comentário:
Postar um comentário